Entrevista a João Bilhim sobre a reforma territorial em Cabo Verde

A reforma territorial em Cabo Verde serve de tema para uma nova entrevista do investigador João Bilhim na  Rádio Morabeza. O Expresso das Ilhas publica agora online a transcrição.

Segundo o investigador, um dos principais desafios inerentes a este processo será a criação de consensos, sublinhando a importância da participação e envolvimento dos cidadãos mediante as várias formas que os processos de reforma territorial poderão assumir. João Bilhim coloca vários cenários possíveis perante a realidade nacional, desde a formação de associações de municípios a regiões-plano, materializadas por exemplo em comissões de desenvolvimento regional. Outra possibilidade será a delimitação de regiões administrativas, levando em conta as condições históricas do país. Já uma reforma territorial assente no "modelo americano" seria das mais exigentes do ponto de vista da participação cidadã.

João Bilhim tornou-se Professor Catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas em 2003, vindo a assumir a Presidência do mesmo instituto entre 2005 e 2012. Foi ainda fundador e coordenador do Centro de Administração e Políticas Públicas. Em 2012, foi nomeado Presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), cargo que exerceu até 2016.

A entrevista poderá ser consultada nesta ligação.