ESPAnet no Jornal Económico

De 14 a 16 de Setembro, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas será o palco da conferência internacional da European Network for Social Policy Analysis - ESPAnet. A conferência sobre política social é agora também notícia no Jornal Económico.

O Jornal Económico assinalou recentemente a realização da "maior conferência internacional desta área de estudo" no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. A publicação salienta alguns dos temas que estarão em debate, como rendimento adequado, Estado Social nos países emergentes, Política Social Europeia, Reforma do Estado Social, emprego, pensões, família, imigração, religião e Política Social, impacto da pobreza e exclusão na classe média e impostos e Estado Social, entre outros.

As políticas sociais na Europa após a crise de 2008 serão o tema central desta conferência organizada com o apoio do CAPP, que irá reunir investigadores de diversos países e diferentes áreas das ciências sociais e políticas.

Romana Xerez, investigadora do CAPP e membro do Comité Organizador da ESPAnet, realça as transformações que na Europa se sucederam após a crise – as rápidas mudanças demográficas, a crise dos refugiados, a subida do desemprego e as novas forças políticas e sociais constituem possíveis ameaças ao diálogo e ao ideal de solidariedade na construção do projeto europeu. Neste contexto, o modelo social europeu será central na resposta a riscos sociais emergentes, abrindo espaço para a coesão social e reconstrução europeia.