Apresentação de resultados do projecto Rendimento Adequado em Portugal

No próximo dia 4 de Julho serão apresentados os resultados do projecto Rendimento Adequado em Portugal, que contou com a colaboração do Centro de Administração e Políticas Públicas.

Este projecto contou com a colaboração de vários investigadores da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica, entre os quais as investigadoras do CAPP Elvira Pereira e Dália Costa. A coordenação do projeto foi da responsabilidade de José António Correia Pereirinha, investigador do Gabinete de História Económica e Social do ISEG.

O principal objetivo deste projecto foi responder à questão “qual é o nível de rendimento que permite um nível aceitável de vida em Portugal?”. Para este fim, foram adaptadas ao contexto português metodologias desenvolvidas no Reino Unido para estimar o nível adequado de rendimento em Portugal. A relevância desta investigação não se verifica apenas ao nível da medição da pobreza, constituindo também um contributo para a discussão pública da adequação dos valores mínimos para as transferências sociais em Portugal.

No estudo RAP, partimos da ideia de que são as pessoas que possuem o melhor conhecimento sobre o que é necessário para viver com dignidade. Este conhecimento decorre, simplesmente, da sua experiência de vida no dia-a-dia. Além disso, entendemos que a melhor forma de identificar aquilo que constitui um padrão de vida digno, aceite como tal na sociedade portuguesa, seria promovendo grupos de debate, onde pessoas com características individuais e familiares diferentes pudessem partilhar opiniões entre si, refletir individualmente e debater em conjunto. [Boletim do Projecto]

A apresentação terá lugar no dia 4 pelas 15h no Auditório 5 do Novo Edifício Quelhas no ISEG. Mais informação disponível no website do projecto.