Novo artigo de Sónia Sebastião e Alice Trindade na Public Relations Review

Em Internal communication and organisational culture: The management interplay in the view of the Portuguese communication consultant (Public Relations Review), as investigadoras do CAPP Sónia Pedro Sebastião e Alice Donat Trindade, em co-autoria com Giovana Zulato, procuram a perspetiva dos consultores de comunicação sobre importância da cultura organizacional para a definição de planos de comunicação interna.

A comunicação nas organizações adquiriu gradualmente maior importância, conduzindo à expansão do papel dos consultores e departamentos de profissionais nesta área. Mas como notam as autoras, o seu trabalho não poderá ser dissociado da cultura organizacional, que se evidencia como transformadora e decisiva na comunicação interna.

Esta relação é explorada no novo trabalho agora publicado, recorrendo à análise de um conjunto de entrevistas a consultores portugueses na área da comunicação para assim compreender a sua perspetiva sobre a cultura organizacional. Os resultados oferecem uma caracterização da situação dos consultores portugueses na área da comunicação, salientando aspetos que poderão orientar nova pesquisa futura.

Sónia Sebastião é investigadora do CAPP, onde coordena o projeto Ensino e Prática de Relações Públicas. É também responsável pela Unidade de Coordenação de Ciências da Comunicação / Comunicação Social no ISCSP/Universidade de Lisboa. Publica frequentemente nas áreas de comunicação e relações públicas e coordenou recentemente a obra Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: A afirmação global das culturas de expressão portuguesa.

Alice Trindade é investigadora no CAPP e Vice-presidente do ISCSP/Universidade de Lisboa, onde lecciona várias cadeiras. Foi membro fundador e Presidente da Associação Internacional de Estudos em Jornalismo Literário, onde mantem posição no Board of Advisors. Publicou recentemente Jornalismo literário, direitos humanos e integração: um caso português.

Giovana Zulato é Mestre em Comunicação Social, na vertente de Comunicação Estratégica pelo ISCSP, Universidade de Lisboa. Tem cerca de 10 anos de experiência em comunicação organizacional. A sua especialidade é a Comunicação Interna, área em que atua quer em agências de comunicação quer em empresas (no Brasil e em Portugal).

O artigo encontra-se disponível no website da editora.