CAPP

Informação para autores

 

 

Política Editorial

Todos os trabalhos devem ser submetidos através do sistema de submissão da plataforma ScholarOne. Leia atentamente as instruções nesta página antes de submeter.

 botao pt

A Ciências e Políticas Públicas é uma revista científica publicada pelo Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa. A revista aceita artigos em todos os campos das Ciências Sociais. Os textos submetidos para publicação são apreciados em regime de revisão por pares em duplo anonimato, de modo a assegurar a isenção no processo de revisão. A revista conta com uma bolsa de revisores, especialistas nas várias áreas em que publica. Os editores tomam a decisão final sobre a publicação dos artigos, fundamentada pelos pareceres dos revisores.

Os textos submetidos à Ciências e Políticas Públicas devem ser originais e inéditos, em Portugal e no exterior, e não devem encontrar-se sob outro processo de avaliação para publicação em outro veículo de divulgação de conhecimento científico.

A equipa editorial estará disponível para esclarecer qualquer dúvida através do e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. . 

 

 

Revisão por Pares

A publicações submetidas são apreciadas num regime de revisão por pares em duplo anonimato, reservando-se o Conselho Editorial a não publicar os artigos recebidos quando esta decisão se encontre apoiada pelo parecer dos revisores. O processo é dividido em três etapas:

1ª Etapa: Apreciação inicial dos artigos em Deskreview pelo corpo editorial. É decidido a passagem de artigos à fase de revisão.

2ª Etapa: Apreciação pormenorizada dos artigos selecionados num sistema de revisão por pares em duplo anonimato. Os revisores poderão sugerir aos autores alterações nos artigos propostos. Esta fase estimula a comunicação construtiva entre revisores e autores com o intuito de melhorar a qualidade do texto, até à sua versão final para publicação. A necessidade de várias revisões não significa baixa qualidade, mas sim um incentivo à melhoria.

3ª Etapa: O Editor-Chefe e/ou os Editores de Área terão a palavra final sobre a publicação dos artigos mediante os pareceres produzidos pelos revisores.

 


Estrutura para Publicação na Ciências e Políticas Públicas

  1. Título do artigo em português e em inglês.
  2. Resumo em português e em inglês com, no máximo, 500 palavras. O abstract deverá indicar, de forma clara e sucinta o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada para a realização do estudo, a relevância para a comunidade científica, os resultados e as conclusões alcançadas.
  3. Lista de três a cinco palavras-chave em português e em inglês.
  4. Introdução com o enquadramento adequado, exposição do problema, objetivo da investigação, relevância e contribuição para a área em estudo.
  5. Enquadramento teórico.
  6. Metodologia utilizada para a concretização do estudo.
  7. Resultados e discussão de resultados, com interpretação e implicações.
  8. Conclusão, mencionando limitações e proposta de futuras passos da investigação.
  9. Referências bibliográficas devem seguir a norma da American Psychological Association (sexta edição).

 

Formatação para Publicação na Ciências e Políticas Públicas

  1. Artigo: A4 (21 cm x 29,7 cm).
  2. Margens: superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm.
  3. Fonte: Times New Roman, tamanho 12 para título, resumo, conteúdo e referências bibliográficas e tamanho 10 para tabelas, figuras e notas de rodapé.
  4. Espaçamento: 1,5 entre linhas e recuar (1.25 cm) no início dos parágrafos.
  5. Alinhamento: texto justificado.
  6. Tamanho: o artigo deve conter entre 5 000 e 8 000 palavras, incluindo título, resumo, conteúdo, tabelas, figuras, notas e referências bibliográficas.
  7. Destaques: Negrito deve ser usado apenas para títulos e subtítulos; Itálico deve ser usado apenas para palavras em língua estrangeira; “Aspas duplas” devem ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados; e [Parênteses] devem ser utilizados no texto com aspas duplas com o intuito de isolar o material que na fonte original foi colocado em aspas. 
  8. Referências bibliográficas: American Psychological Association (sexta edição).
  9. Qualquer tabela, gráfico ou figura deverá também ser enviada na sua versão original e em ficheiros editáveis, quando não produzidos diretamente no Word.

 

Processo Editorial

 

 

Indexação e Plataformas

A Ciências e Políticas Públicas está indexada em:

 google-scholar-425x318    

 

News