CAPP

 

 

Ética na publicação de artigos

A ética e qualidade da publicação é um compromisso para a Ciências e Políticas Públicas. Padrões de comportamentos éticos são esperados entre todas as partes envolvidas ao longo do processo para consideração de publicações na revista Ciências e Políticas Públicas.

 

Deveres das partes envolvidas

Deveres dos editores

Decisão de publicação: O Editor-Chefe é o responsável pela decisão final sobre a publicação dos artigos submetidos. A sua decisão é fundamentada através dos pareceres dos revisores. Além disso, o Editor-Chefe é guiado pelas políticas de submissão da revista e condicionado por requisitos legais.

Fair play: O Editor-Chefe deve avaliar os textos submetidos pelo seu conteúdo intelectual. Nenhum autor deve ser prejudicado ou beneficiado em razão do sexo, raça, língua, religião, orientação sexual, convicções políticas ou ideológicas.

Confidencialidade: O Editor-Chefe, ou qualquer outro membro do corpo editorial, não devem divulgar nenhuma informação sobre o texto submetido. Apenas é permitida a divulgação a revisores, potenciais revisores e outros consultores editoriais.

Divulgação e conflito de interesses: O uso de informações não publicadas sem a autorização do autor não é permitido. O Editor-Chefe deverá recusar avaliar textos nos quais identifique conflitos de interesses.

Cooperação em investigações: O Editor-Chefe deverá assumir medidas de resposta em caso de reclamações éticas apresentadas em relação a um texto submetido para publicação ou a um artigo publicado.

 

Deveres dos revisores

Contribuir para a decisão editorial: O processo de revisão por pares auxilia o Editor-Chefe na tomada de decisão editorial. Ao longo das comunicações, os revisores também auxiliam o autor através dos seus pareceres para eventuais melhorias.

Disponibilidade: Em caso de indisponibilidade ou falta de qualificações, o revisor deverá notificar o Editor-Chefe e dispensar-se do processo de revisão por pares.

Confidencialidade: Garantir a confidencialidade dos textos em revisão, estes não devem ser discutidos com terceiros.

Objetividade: As avaliações devem ser realizadas com padrões de objetividade, e os revisores deverão expressar as suas opiniões de forma clara e com argumentos fundamentados.

Reconhecimentos de fontes: A ausência de trabalhos relevantes que não foram citados pelo autor deverá ser detetada pelos revisores. Qualquer semelhança ou duplicação entre o texto submetido e outro artigo publicado deve ser reportada ao Editor-Chefe.

Divulgação e conflito de interesses: Informações ou ideias obtidas durante o processo de revisão por pares devem ser mantidas em confidencialidade e não podem ser utilizadas como uma vantagem pessoal. Os revisores deverão recusar analisar textos nos quais identifiquem conflitos de interesses.

 

Deveres dos autores

Padrões de comunicação: Os autores deverão apresentar uma descrição precisa da sua investigação, com uma discussão objetiva da sua relevância. O trabalho deverá conter os detalhes suficientes, referências bibliográficas que permitam a continuação da investigação científica e todos os dados apresentados devem ser robustos e precisos. Declarações fraudulentas ou imprecisas conscientemente constituem comportamento antiético, considerado inaceitável pela Ciências e Políticas Públicas.

Originalidade e Plágio: A originalidade do trabalho deverá ser garantida pelo autor. No caso da utilização do trabalho de terceiros e/ou palavras de outros autores, a devida citação deverá ser garantida. O plágio em todos os seus formatos, constitui comportamento antiético, considerado inaceitável pela Ciências e Políticas Públicas.

Publicação duplicada, redundante ou em outra revista: Um autor não deverá publicar textos que descrevam a mesma investigação em mais do que uma revista. A submissão do mesmo artigo em mais do que uma revista simultaneamente e/ou a publicação de um artigo em revistas diferentes constitui comportamento antiético, considerado inaceitável pela Ciências e Políticas Públicas.  

Reconhecimento de fontes: Os autores têm o dever de citar todas as publicações que influenciaram a natureza da sua investigação. Informações obtidas em privado, não devem ser utilizadas, sem o consentimento por escrito da fonte. Informações obtidas através de serviços confidenciais, não devem ser utilizadas, sem o consentimento por escrito do autor do trabalho envolvido com esses serviços.

Autoria do artigo: A autoria corresponde àqueles que contribuíram significativamente para a realização, design, execução ou interpretação do estudo. Todos os que fizeram contribuições significativas deverão ser indicados como coautores. Nos casos de participação em aspetos substanciais da pesquisa, deverão ser indicados como colaboradores. O autor deverá assegurar que todos os coautores e colaboradores são incluídos, e que viram e aprovaram a versão final do artigo.

Divulgação e conflito de interesses: Qualquer conflito de interesses deve ser mencionado pelo autor. Todos os conflitos de interesses devem ser reportados. Em caso de fontes de apoio financeiro, estas devem ser mencionadas.

Incorreções em artigos publicados: Caso seja detetado algum erro significativo ou imprecisão no trabalho publicado, o autor deverá notificar de forma célere a revista, e cooperar com o Editor-Chefe para corrigir ou retirar o artigo.

 

Esta declaração é inspirada no documento COPE Best Practice Guidelines for Journal Editors.

News