Chamada para recensões e relatos

A Ciências e Políticas Públicas é uma revista científica publicada pelo Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, convida à submissão de artigos curtos no âmbito de:

a) Recensões críticas de obras relevantes
b) Relatos de consultoria e pesquisa científica, incluindo pesquisa empírica
c) Relatos de desenho e implementação de políticas públicas

Em qualquer dos casos, e à semelhança dos artigos, a publicação estará dependente de um processo de revisão por pares.

a) Recensões críticas de obras relevantes:

O texto de recensão deverá indicar a obra recenseada, indicando o título, autor, editora e cidade de edição, bem como o ano da edição. Apenas serão aceites recensões de obras publicadas nos últimos três anos. No caso de traduções, é necessário indicar que se trata de uma tradução. O texto de recensão deverá incluir uma explicitação breve e objetiva sobre o tema ou assunto da obra recenseada, indicando a sua relevância para a área em que se insere e que justifica a recensão. A posição crítica do recenseador deverá ser explícita, sumariando os principais pontos de acordo ou desacordo com as teses defendidas pelo autor da obra. As obras recenseadas deverão encontrar-se no âmbito da Administração e Políticas Públicas ou Ciências Sociais.

b) Relatos de consultoria e pesquisa científica:

Os relatos submetidos para consideração poderão incidir sobre experiências na execução de projetos de consultoria ou de pesquisa científica. Pretendem-se relatos de relevância científica que incidam sobre aspetos concretos da investigação ou consultoria, por exemplo, realçando aspetos relacionados com a aplicação de técnicas e metodologias particulares, com a articulação com outras entidades ou especificidades do trabalho de campo. Serão também considerados para publicação relatos curtos relacionados com pesquisa empírica, salientando neste caso vias possíveis para pesquisa futura ou outros aspetos particulares inovadores que poderão merecer maior atenção científica. Todos estes elementos deverão ser devidamente justificados.

c) Relatos de envolvimento em desenho e implementação de políticas públicas:

Serão também considerados relatos sobre processos de desenho e implementação de políticas públicas. Os relatos poderão, por exemplo, relacionar a teoria e o trabalho de investigação com a implementação prática dos seus resultados.

Normas para submissão: Os textos deverão ser escritos em português ou inglês, com a dimensão máxima de 3000 palavras (incluindo referências) e quatro palavras-chave. Não poderão ser incluídas notas de rodapé, tabelas ou gráficos exceto no caso de relatos de pesquisa empírica, não excedendo três gráficos ou tabelas, no total, que deverão ser enviados em formato Excel (.xlsx ou .xls). Os textos deverão ser submetidos em formato Word (.doc ou .docx) ou Rich Text Format (.rtf) para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.