Impacto do Digital na Administração Pública

Título do Projeto
Impacto do Digital na Administração Pública (IDAP)

Data de início e de término do Projeto
2016 – Permanente

Investigador responsável
Professora Doutora Maria Helena Monteiro


Equipa de investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
Maria Helena Monteiro CAPP/ISCSP/ULisboa
Ricardo Ramos Pinto  CAPP/ISCSP/ULisboa
Célio Gonçalo Marques CAPP/ISCSP/ULisboa
Modesto Cal Vasquez CAPP/ISCSP/ULisboa
Sara Carrasqueiro IAPDSI


Resumo do Projeto

A implementação de plataformas eletrónicas na Administração Pública Portuguesa é crucial para a sua modernização e para cumprimento das Diretivas da União Europeia. Através deste projeto pretende-se estudar a adopção, implementação e impacto de plataformas eletrónicas lançadas ao nível da administração pública central e local, em termos de transformação, eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos.
Pretende-se analisar a evolução destas plataformas e investigar a implementação na administração pública portuguesa dos conceitos de e-government, e-health, e-learning, e-participation, e-democracy e e-citizenship.
Entre as plataformas a estudar estão plataformas de contratação e compras públicas, de gestão e administração escolar, de gestão e administração da saúde, de administração e inovação local, de ensino e formação à distância, de voto electrónico entre outras, e ainda, o recurso às redes sociais pela Administração Pública.
Com o significativo aumento de utilização de smartphones e tablets pretende-se explorar a introdução das tecnologias móveis na Administração Pública Portuguesa como possível meio acelerador de modernização e inovação na melhoria da qualidade dos serviços prestados e na comunicação com os cidadãos.

 

Outputs do Projeto

  Proposta de uma ferramenta de análise dos serviços partilhados da Administração Pública, Artigo apresentado na 16ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2016), 22 a 24 de Setembro de 2016, Porto, Portugal
Livro de Atas da 16ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2016), 22 a 24 de Setembro de 2016, Porto, Portugal

 

 

Últimas Entradas