Impacto do Digital na Administração Pública

Título do Projeto
Impacto do Digital na Administração Pública (IDAP)

Data de início e de término do Projeto
2016 – 2020

Investigador responsável
Professora Doutora Maria Helena Monteiro


Equipa de investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
Maria Helena Monteiro CAPP/ISCSP/ULisboa
Ricardo Ramos Pinto  CAPP/ISCSP/ULisboa
Célio Gonçalo Marques CAPP/ISCSP/ULisboa
Modesto Cal Vasquez CAPP/ISCSP/ULisboa
Sara Carrasqueiro IAPDSI


Resumo do Projeto

A implementação de plataformas eletrónicas na Administração Pública Portuguesa é crucial para a sua modernização e para cumprimento das Diretivas da União Europeia. Através deste projeto pretende-se estudar a adopção, implementação e impacto de plataformas eletrónicas lançadas ao nível da administração pública central e local, em termos de transformação, eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos.
Pretende-se analisar a evolução destas plataformas e investigar a implementação na administração pública portuguesa dos conceitos de e-government, e-health, e-learning, e-participation, e-democracy e e-citizenship.
Entre as plataformas a estudar estão plataformas de contratação e compras públicas, de gestão e administração escolar, de gestão e administração da saúde, de administração e inovação local, de ensino e formação à distância, de voto electrónico entre outras, e ainda, o recurso às redes sociais pela Administração Pública.
Com o significativo aumento de utilização de smartphones e tablets pretende-se explorar a introdução das tecnologias móveis na Administração Pública Portuguesa como possível meio acelerador de modernização e inovação na melhoria da qualidade dos serviços prestados e na comunicação com os cidadãos.

 

Áreas de Investigação

As grandes áreas de investigação podem situar-se na transformação da Administração Pública derivadas da implementação e utilização de plataformas digitais nos seguintes contextos:

  1. eGovernement
  2. eHealth
  3. eLearning
  4. eParticipation, eDemocracy e eCitizenship

Este Projecto vai acomodar as investigações já desenvolvidas e concluídas em 2016 e em 2017, e as próximas investigações nestes domínios até 2020.

Este Projecto continuará durante os próximos anos com este mesmo objectivo de dar evidência pública do impacto do Digital na Administração Pública em Portugal.

 

Resultados

e-government

Alguns resultados obtidos em 2016 no contexto desta investigação.

2016 - Modernização Administrativa – O Licenciamento Zero das Atividades Económicas nas Autarquias Locais – Câmara Municipal de Óbidos - Tese de Mestrado em MPA-Administração Pública de Paula Lavado Salvador – Orientação de Professora Doutora Maria Helena Monteiro (www.RCAAP.pt)

2016 - O processo de Implementação das Compras Públicas Eletrónicas e as suas Dificuldades de Implementação – Tese de Mestrado em MPA-Administração Pública de Maria Gomes Campos Andrada Piteira Martins - Orientação de Professor Doutor Ricardo Ramos Pinto e Co-orientação de Professora Doutora Maria Helena Monteiro (www.RCAAP.pt)

2016 - Gestão de competências em tecnologias de informação e comunicação na administração pública - O caso da DGITA de 2006 a 2011 – Novas Abordagens - Tese de Mestrado em MPA-Administração Pública de Maria Teresa Carvalho da Silva - Orientação de Professora Doutora Maria Helena Monteiro (www.RCAAP.pt)
 
2016 - As Directivas Comunitárias de Protecção de Dados Pessoais e a sua Aplicação em Portugal: Barreiras e Facilitadores - Tese de Mestrado em GPP – Gestão de Políticas Públicas de Ana Filipa da Cruz Santos – Co-Orientação de Professora Doutora Maria Helena Monteiro (www.RCAAP.pt)

2016 - Proposta de uma ferramenta de análise dos serviços partilhados da Administração Pública - Artigo de Doutora Luisa Domingues e de Doutora Maria Helena Monteiro, apresentado na 16ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2016), 22 a 24 de Setembro de 2016, Porto, Portugal (http://capsi.apsi.pt/index.php/capsi/article/view/509)

2016 - Livro de Atas da 16ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (CAPSI’2016), 22 a 24 de Setembro de 2016, Porto, Portugal


Alguns resultados obtidos em 2017 no contexto desta investigação.

2017 - Articulação da estratégia de e-Gov em Portugal com o Plano de Ação Europeu (2016-2020): análise das medidas do SIMPLEX+2016” – dissertação de seminário na Licenciatura de Administração Pública – Orientação da Professora Doutora Maria Helena Monteiro, desenvolvido por Ana Cláudia Dias Gomez, Joana Margarida Calçarão Pereira e Rúben Freitas.

2017 - Serviços Partilhados na Administração Pública Central Portuguesa – Análise do caso eSPap - dissertação de seminário na Licenciatura de Administração Pública – Orientação da Professora Doutora Sandra Firmino e co-orientação da Professora Doutora Maria Helena Monteiro, desenvolvido por Bruno Vieira Teodoro, Leonardo Rodrigues de Carvalho Narciso de Deus e Neuza Cardoso Borges.
 
2017 - O e-Government e a Modernização Administrativa em Angola – Estado Actual e Perspectivas  - Tese de Mestrado em GPP – Gestão de Políticas Públicas de José Veloso da Costa - Orientação da Professora Doutora Maria Helena Monteiro.(www.RCAAP.pt)


e-health

Alguns resultados obtidos em 2016 no contexto desta investigação

2016 – Conferência as TIC e a Saúde no Portugal de 2016. Esta conferência foi organizada por Professora Doutora Maria Helena Monteiro em articulação com a APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e ocorreu no passado dia 23 de Março tendo tido cerca de 200 presenças e 22 palestrantes tendo a conferencia sido aberta por o Dr. Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde em nome do Senhor Ministro da Saúde (http://www.apdsi.pt/index.php/news/967/191/Conferencia-As-TIC-e-a-Saude-no-Portugal-de-Hoje-2016.html)

2016 – Proposta de um Modelo de Gestão de Crise nas Redes Sociais para o Setor da Saúde – Mestrado em Gestão de Recursos de Saúde – Orientação do Professor Doutor Célio Gonçalo Marques.

2016 - A evolução do TIC na área da Saúde - dissertação de seminário na Licenciatura de Administração Pública – Orientação da Professora Doutora Maria Helena Monteiro, desenvolvido por Vanessa Casaca.

2016 - O Digital no Sector da Saúde - O Sector Público da Saúde em 2016 - dissertação de seminário na Licenciatura de Administração Pública – Orientação da Professora Doutora Maria Helena Monteiro, desenvolvido por Cristina Santos, Sara Amorim e Vanessa Pinto.

 

e-learning

Alguns resultados obtidos em 2016 no contexto desta investigação.

2016 – Promoção da Leitura através de dispositivos móveis: Letrinhas. Projeto de Licenciatura em Engenharia Informática que tem Célio Gonçalo Marques como um dos orientadores. O projeto já foi premiado pela Rede de Bibliotecas Escolares e sobre ele existem comunicações aceites no Simpósio Internacional de Informática Educativa, na Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação e no Encontro sobre Jogos e Mobile Learning.  

2016 – Utilização do Modelo Múltiplas Perspetivas no ensino a distância (e-learning e b-learning). Projeto iniciado com a tese de Doutoramento do Professor Doutor Célio Gonçalo Marques (http://tinyurl.com/odxr7a5)

2016 - Professor Doutor Célio Gonçalo Marques é membro da Comissão Organizadora do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning que já vai na sua terceira edição (http://ejml2016.fpce.uc.pt/) .

e-participation, e-democracy e e-citizenship

Alguns resultados obtidos em 2017 no contexto desta investigação.

2017 – E-Governement e participação política em Portugal - Tese de Mestrado em MPA-Administração Pública de Luís Miguel Valente Marques – Orientação de Professora Doutora Maria Helena Monteiro (www.RCAAP.pt)

 

 

Últimas Entradas