Crise e transformações globais como condições favoráveis à melhoria da aplicação das Ciências Sociais no século XXI. As regiões do Árctico e do Golfo da Guiné em comparação.

Título do Projeto:
Crise e transformações globais como condições favoráveis à melhoria da aplicação das Ciências Sociais no século XXI. As regiões do Árctico e do Golfo da Guiné em comparação

Data de início e de término
Junho de 2014 –

Investigador Responsável:
Sandra Maria Rodrigues Balão

Equipa de Investigação:

Nome do Investigador Filiação Institucional
Sandra Maria Rodrigues Balão CAPP/ISCSP


Resumo do Projecto:

O principal objective deste projecto é demonstrar que uma crise (e não apenas, a título exclusivo, a de 2008) pode ser respnsável por transformações globais cujos efeitos têm que ser analisados e explicados. Um segundo objectivo surge directamente relacionado com a escolha dos casos da região do Árctico e do Golfo da Guiné. Ambos são/representam (novos) hotspots estratégicos, reais e potenciais, de recursos naturais onde os efeitos destas (novas) transformações globais alcançam quer um carácter supranacional regional, quer global – situação que explica a necessidade de atenção incisiva, assim como a aplicação de perspectivas de análise de longo termo. O terceiro e último objectivo é – tendo por base os efeitos reais e potenciais destas alterações de status quo na existência social dos seres humanos naquelas regiões – provar a necessidade de as Ciências Sociais “olharem para a realidade tal como ela é” (e não como devia ser). No final, procurar‐se‐á apresentar o “desenho” exploratório de uma Estratégia das Ciências Sociais para o Século XXI, destacando‐se a necessidade de uma responsabilidade renovada por parte destas.

Últimas Entradas