João Catarino entrevistado na publicação Consultor Jurídico

O investigador do CAPP João Ricardo Catarino foi recentemente entrevistado pela publicação online Consultor Jurídico.

Nesta entrevista, o investigador discorre sobre os possíveis efeitos dos movimentos nacionalistas na concorrência fiscal entre estados. As especificidades e as propostas formuladas, em especial da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) são também tema da entrevista. De acordo com o texto, sobressaem na agenda as questões em volta da tributação jurídica internacional no contexto da desregulação económica mundial, com um impacto assinalável na capacidade de controlo dos estados soberanos.

Outros temas, como a recuperação portuguesa após o período de austeridade são também tratadas no texto.

Investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas, João Ricardo Catarino é Professor Catedrático no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É também o autor de vários manuais de Fiscalidade, Finanças Públicas e Direito Financeiro. Publica frequentemente em revistas da especialidade, com várias publicações atualmente no prelo. Foi o autor de “Medios de resolución alternativa de conflictos: percepción general, satisfacción y lealtad de usuarios de centros de arbitraje en Portugal”, com o investigador do CAPP Pedro Correia, na publicação académica do CLAD Reforma y Democracia.

A entrevista encontra-se disponível online.