Miguel Lopes explora os fatores da performance académica em novo artigo na Active Learning in Higher Education

O investigador do CAPP Miguel Lopes publicou recentemente o artigo Are your students safe to learn? The role of lecturer’s authentic leadership in the creation of psychologically safe environments and their impact on academic performance na Active Learning in Higher Education.

Neste novo artigo agora publicado em coautoria com André Escórcio Soares (Coventry University), os autores procuram verificar o impacto das relações entre os estudantes, as características dos professores e o ambiente social na performance dos estudantes. São neste sentido exploradas as relações entre a densidade da rede social, a liderança do professor, delimitada sobre o conceito de liderança autêntica, e a segurança psicológica.

Os resultados demonstraram existir um impacto positivo da liderança do professor e segurança psicológica na performance académica. Ao mesmo tempo, os alunos inseridos em redes sociais de maior densidade tendem a demonstrar melhor performance académica e maior segurança psicológica, percecionando habitualmente os professores como mais autênticos.

O artigo termina com algumas reflexões dos autores para a melhoria da performance académica.

Miguel Pereira Lopes é Professor Associado, Coordenador da Unidade de Gestão de Recursos Humanos e Coordenador-Adjunto da Unidade de Desenvolvimento Sócioeconómico do ISCSP/Universidade de Lisboa. É ainda Coordenador do Gupo de RH & CO do CAPP/ISCSP e é o Representante Português no Board da European Academy of Management (EURAM). É autor ou coordenador de mais de uma dezena de livros e tem mais de 50 trabalhos publicados em revistas científicas como Journal of Management ou o Social Indicators Research.