Pedro Correia e João Bilhim analisam a perceção dos valores dos gestores públicos portugueses

Os investigadores do CAPP Pedro Correia e João Bilhim publicaram recentemente um estudo sobre a perceção dos valores organizacionais dos gestores públicos em Portugal.

Notando como os estudos empíricos na área da administração pública têm dedicado escassa atenção a questões relacionadas com os valores que orientam a gestão do sistema público, os autores apresentam neste trabalho uma análise estatística sobre as perceções de valores organizacionais dos gestores públicos portugueses.

Entre as várias contribuições deste estudo, conta-se a adaptação e aplicação de uma escala de valores organizacionais para o contexto português, permitindo a agregação dos valores organizacionais em quatro dimensões com robustez estatística. Nos resultados, são identificadas diferenças significativas entre as perceções dos valores organizacionais associados ao setor público e os restantes contextos, principalmente o privado. Os autores contrariam assim o argumento da "empresarialização" do Estado por via das reformas da administração pública.

Publicado na Revista de Administração Pública, o artigo "Diferenças nas percepções dos valores organizacionais dos gestores públicos em Portugal" está disponível online.

Pedro Correia é investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas, onde coordena o projeto "Inovação, Gestão, Administração e Políticas Públicas". É Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e Coordenador do Observatório Nacional de Administração Pública. Colabora com o Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça da Universidade de Brasília e é também Consultor da Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça de Portugal.

João Bilhim foi Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa de 2005 a 2012 e Presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) entre 2012 e 2016. É também investigador no Centro de Administração e Políticas Públicas, onde coordena o projeto de investigação "Do governo à governação".