Paula Mota Santos organiza edição temática do International Journal of Heritage Studies

Paula Mota Santos, investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas, foi a editora convidada para organizar uma edição do International Journal of Heritage Studies sobre o tema “'First-Places' – Critical Dialogics of Tourism and Heritage”.

Os textos nesta edição especial foram reunidos a partir de um painel organizado pela investigadora para o congresso anual da American Anthropological Association em 2014. O foco é sobre o conceito de 'lugares-primeiros', termo que definido de modo amplo refere uma localização a partir de onde uma identidade social poderá ser tomada como tendo surgido por aqueles que com ela se veem relacionados.

Esta edição reúne uma série de artigos geográfica e culturalmente diversos que assumem uma análise crítica sobre 'lugares-primeiros' e seu papel nas reivindicações politicizadas acerca do património que se refletem nos discursos e práticas de uma política “culturalizada”. Neste sentido, a investigadora contribui para a mesma edição com um artigo sobre a vivência no presente do "Portugal dos Pequenitos", lugar que tematiza 'Portugalidade' e que foi construído em Coimbra durante a década de 1940 como dispositivo pedagógico para crianças.

Paula Mota Santos é investigadora do Centro de Administração e Políticas Publicas, e Professora Auxiliar do Departamento de Ciências Políticas e de Comportamento da Universidade Fernando Pessoa. É doutorada em antropologia (2005) pelo University College London, tendo sido Visiting Scholar no College of Environmental Design da Universidade da California em Berkeley. Os seus interesses de investigação centram-se na relação entre identidade social e espaço, com um interesse específico em contextos urbanos. É autora de várias publicações internacionais sobre imigração, património, turismo e espaços temáticos. Publicou também no âmbito da antropologia visual, nomeadamente, filme documentário e fotografia anónima e dirigiu dois documentários.