Resultados do Inquérito Nacional sobre Conduta Empresarial Responsável e Direitos Humanos

Divulgação dos resultados do 1º Inquérito Nacional sobre Conduta Empresarial Responsável e Direitos Humanos revela perceção das empresas sobre as suas práticas em quatro áreas da responsabilidade social e sobre o papel do Estado português na promoção e garantia de um ambiente favorável a este nível.

No dia 9 de novembro foram apresentados  os resultados da análise ao 1.º Inquérito Nacional sobre Conduta Empresarial Responsável e Direitos Humanos realizado por uma equipa de investigadoras do CAPP/ISCSP-ULISBOA, no seminário Responsabilidade Social das Empresas em Portugal: Perspetivas e Desafios promovido pelo CEEP, em Lisboa. O Inquérito resulta de uma iniciativa integrada no âmbito do projeto “Empresas e Direitos Humanos em Portugal” do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULISBOA), numa parceria com a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE). Os trabalhos foram conduzidos pela equipa científica composta por Isabel Cabrita (Investigadora Responsável), Ana Lúcia Romão, Andreia Soares e Castro e Ana Paula Ferreira, fazendo convergir para a análise perspetivas de Direito, Relações Internacionais, Economia e Métodos Quantitativos.

O Inquérito foi enviado às empresas portuguesas através da DGAE com a colaboração de cerca de 239 associações patronais.

A análise incidiu sobre um conjunto de respostas relativo às características das empresas (volume de negócios, número de empregados, CAE, ano de criação e países onde desenvolvem a atividade), seguido de um conjunto alargado de questões organizado no âmbito das quatro áreas da responsabilidade social: “Direitos Humanos”, “Direitos dos Trabalhadores”, “Proteção Ambiental” e “Combate à Corrupção”.