H-20 Government Summitt

O H-20 Government Summitt teve lugar a 12 de março de 2019 no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. O evento foi organizado pelo World Happiness Summit e pela Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável sediada no ISCSP-Universidade de Lisboa, e coordenado pela sua Titular Helena Águeda Marujo, investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas, entidade que apoiou o evento.

Na agenda da iniciativa e na comunicação inaugural, o Diretor do World Happiness Summit, Manuel Shiappa Pietra assinala a importância da transparência e da responsabilidade como conceitos relevantes para medir a qualidade da governação, bem como a necessidade de se olhar para além da agenda económica, e focar a governação das nações na felicidade dos cidadãos. Partindo de uma perspetiva centrada nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o evento reuniu um público diverso de cerca de 200 pessoas, contando com a presença de governantes e embaixadores de cerca de 25 países, para debater o papel das políticas públicas na paz, prosperidade e bem-estar. A relação destes temas com o desenvolvimento sustentável foi o tema da mesa redonda no evento.

Helena Águeda Marujo referiu em declarações ao jornal Público que “o retorno à paz passa pelo conhecimento científico sobre a felicidade publica e pelo conhecimento sobre como medir e aplicar indicadores subjetivos, em vez de apenas os objetivos, como os económicos”.

No evento estiveram como oradores, entre outros, António Sampaio da Nóvoa, Embaixador de Portugal na sede da UNESCO, José Manuel Pureza, Vice-Presidente do Parlamento Português e Laura Chinchilla, Presidente da Costa Rica entre 2010 e 2014.

A realização deste evento em Portugal foi especialmente importante dado o país ter sido um dos membros fundadores da Global Happiness Coalition, lançada no Dubai em 2018.