Chamada para número temático Ciências e Políticas Públicas: O Envelhecimento da População e as Políticas Públicas

A Ciências e Políticas Públicas abre uma nova chamada para artigos para uma edição temática sobre O envelhecimento da População e as Políticas Públicas.

O envelhecimento da população é um avanço civilizacional, mas representa ao mesmo tempo um dos maiores desafios para as políticas públicas nas sociedades contemporâneas. Para além das preocupações sobre a sustentabilidade financeira dos sistemas de proteção social, em particular no que respeita às pensões, uma maior longevidade humana e uma baixa taxa de natalidade têm implicações multissetoriais, que obrigam atores do público e do privado a uma adaptação ágil e em tempo útil. Num futuro próximo, se por um lado as condições e relações de trabalho terão que ser mais flexíveis para acomodar maiores exigências e necessidades emergentes, também terão de ser criadas as condições para que quem ainda está no ativo possa ser o mais produtivo possível. No plano da saúde, os serviços de prestação de cuidados terão que ser fortemente adaptados, os ecossistemas habitacionais reconfigurados e a mobilidade fortemente promovida. No domínio cívico, haverá também que garantir as condições para o efetivo exercício da cidadania e da participação em todas as fases da vida.

Perante um progressivo, mas garantido, amadurecimento das sociedades modernas e perante uma população idosa cada vez menos homogénea, com percursos e expetativas mais diferenciadas, estarão as comunidades a responder adequadamente? Serão as políticas públicas já em curso apropriadas e suficientes para enfrentar a multiplicidade de desafios?

Este número temático pretende chamar a atenção não só dos académicos, mas também – e principalmente – dos profissionais no terreno, com vista a auscultá-los e esboçar uma resposta às questões levantadas. Para além de artigos originais relativos a pesquisas de cariz empírico, serão também aceites ensaios teóricos, assim como relatos técnicos e políticos, de interesse para organizações centradas em programas, práticas e políticas públicas de resposta ao envelhecimento demográfico. O âmbito territorial não se limita a Portugal, encorajando-se os estudos comparativos internacionais por forma a identificar e analisar boas práticas ou erros a evitar.

Editores convidados:

Maria João Bárrios (ISCSP/Universidade de Lisboa)
Feliciano Villar Posada (Universitat de Barcelona)
Pedro Gomes Rodrigues (CAPP/ISCSP/Universidade de Lisboa)

Prazos:

• Até 30 de junho 2019: data limite para a submissão de um resumo até 250 palavras, em Português, Espanhol ou Inglês.
  • Até 31 de julho 2019: resposta aos autores sobre os resumos submetidos.
  • Até 30 de novembro 2019: data limite para submissão do artigo completo (escrito em Português, Espanhol ou Inglês).

Por favor colocar em Assunto: Número temático sobre envelhecimento da população. Os artigos submetidos serão submetidos a um processo de double-blind peer review. Após o processo de revisão, caso o artigo seja aceite, será necessário submeter versão em inglês. O Centro de Administração e Políticas Públicas providenciará a revisão de texto.

Normas para os artigos submetidos:

1. Os artigos a submeter deverão estar escritos em Português, Espanhol ou Inglês. Sendo o artigo aceite, será necessário submeter versão em Inglês. A clareza e a qualidade do texto são condição essencial para a sua aceitação.
  2. Os artigos deverão incluir um resumo até 250 palavras em Português e um segundo resumo em Inglês. Cada resumo deverá ser acompanhado de 4 palavras-chave.
  3. Os artigos deverão ter entre 5.000 e 10.000 palavras.
  4. O artigo deverá respeitar as normas APA.
  5. As submissões deverão ser enviadas em formato DOC, DOCX ou RTF, por correio eletrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. sob a forma de anexo. Não deverá constar qualquer identificação dos autores no documento. Deverão ser enviadas notas biográficas dos autores até 200 palavras num segundo documento.

Para qualquer esclarecimento sobre as normas ou o processo de submissão, poderá enviar e-mail para  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.