Pedro Correia e João Bilhim publicam novo artigo na Sociologia, Problemas e Práticas

O papel dos códigos de ética na administração do setor público da saúde em Portugal a partir da perspetivas dos líderes foi o tema de uma nova publicação de investigadores do CAPP na revista Sociologia, Problemas e Práticas.

Neste novo trabalho, Pedro Correia (CAPP/ISCSP), Ivone Ferreira (ISCSP) e João Bilhim (CAPP/ISCSP) descrevem a visão dos dirigentes superiores do setor público da saúde em Portugal relativamente ao tema da gestão da ética. A partir de uma série de entrevistas e da análise do enquadramento legal relativo ao tema, os autores realizaram uma análise de conteúdo, salientando os resultados quatro tópicos relativos aos códigos de ética: a sua importância nas instituições do setor da saúde; a sua elaboração e revisão; a sua divulgação e conhecimento; e o seu papel no ambiente organizacional.

Os autores concluem que, apesar do reconhecimento unânime por parte dos entrevistados sobre a importância dos códigos de ética, “a maioria dos dirigentes assume não ter sido suficientemente persistente, criativo ou dedicado na prossecução de uma melhor implantação e de um maior enraizamento cultural dos princípios constantes nos códigos de ética junto dos trabalhadores que têm à sua responsabilidade”. De modo geral, os entrevistados reconheceram a existência de um défice na discussão deste tema no contexto das próprias instituições, apresentando também sugestões de melhoria.

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia é Doutor em Ciências Sociais, na Especialidade de Administração Pública e docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É Vice-Presidente e investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas, sendo também Investigador colaborador no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género. Consultor da Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça, colabora com o Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça da Universidade de Brasília. O seu trabalho na área da Gestão de Recursos Humanos foi reconhecido com vários prémios em 2018.

João Abreu de Faria Bilhim foi o fundador do Centro de Administração e Políticas Públicas, onde é atualmente investigador. É Professor Catedrático Jubilado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, que presidiu entre 2005-2012, e o autor de várias publicações, incluindo artigos em periódicos internacionais na área da administração. Em 2018, foi o editor convidado da edição especial da Ciências e Políticas Públicas sobre o tema “Do Governo à Governação: Os desafios do mérito”.