Helena Marujo e Miguel Pereira Lopes publicam no Journal of Political Power

A compaixão organizacional foi o tema de um novo artigo publicado por investigadores do CAPP no Journal of Political Power.

Neste novo trabalho, Maria Araújo (ISCSP), Ace Simpson (University of Technology Sydney), Helena Marujo (CAPP/ISCSP) e Miguel Pereira Lopes(CAPP/ISCSP) entrevistaram um conjunto de 32 profissionais, provenientes de vários setores institucionais portugueses, para aferir sobre o que entendem por "compaixão organizacional". Neste sentido, os autores distinguiram os conceitos de "compaixão desinteressada" [selfless compassion] e "compaixão estratégica" [strategic compassion], permitindo uma análise dos resultados realizada sobre a dialética de Jürgen Habermas entre o mundo da vida [lebenswelt] e dos sistemas.

O artigo "Selfless and strategic, interpersonal and institutional: a continuum of paradoxical organizational compassion dimensions" encontra-se disponível no site do Journal of Political Power.

Helena Marujo é Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas. Coordenadora da Cátedra UNESCO em Education for Global Peace Sustainability, publica frequentemente na área da psicologia e bem-estar.

Miguel Pereira Lopes é o Presidente Executivo do Centro de Administração e Políticas Públicas e Professor Associado no ISCSP-ULisboa, onde coordena a Unidade de Gestão de Recursos Humanos. É ainda atualmente o representante português na European Academy of Management (EURAM). O investigador recebeu recentemente uma menção honrosa nos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/CGD.