Liliana Pitacho, Patrícia Palma e Pedro Correia publicam novo artigo na Análise Psicológica

"A construção e estudo psicométrico do questionário de orientação para o trabalho (QOT)" foi o tema de uma nova publicação de investigadores do CAPP na revista Análise Psicológica.

Neste novo trabalho, Liliana Pitacho (CAPP), Patrícia Palma (CAPP) e Pedro Correia (CAPP) estabelecem como objetivo a criação e estudo psicométrico de um questionário de orientação para o trabalho. Assim, foi realizado um estudo qualitativo que contou com 9 participantes e teve como propósito a criação do questionário. Na sua versão final o questionário contou com 38 itens divididos por três escalas independentes: Chamamento, Carreira e Emprego. O estudo psicométrico, por sua vez, contou com 747 respondentes, 433 do sexo feminino e 307 do sexo masculino, com uma média de idades de 40.38 anos, distribuído por diferentes setores e áreas de atividade. Os autores concluem a existência de três dimensões independentes, carreira, emprego e chamamento, bem como a consistência interna e unidimensionalidade das escalas apresentadas.

O artigo encontra-se disponível no site da publicação.

Liliana Alexandra Pitacho é Doutoranda e docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas.

Patrícia Jardim da Palma é Doutora em Psicologia das Organizações, Variante de Empreendedorismo e docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas, no grupo de investigação Human Resources & Organizational Behavior, nas áreas do empreendedorismo, intra-empreendedorismo e gestão de talentos.

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia é Doutor em Ciências Sociais, na Especialidade de Administração Pública e docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É Vice-Presidente e investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas, sendo também Investigador colaborador no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género. Consultor da Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça, colabora com o Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça da Universidade de Brasília. O seu trabalho na área da Gestão de Recursos Humanos foi reconhecido com vários prémios em 2018.