Maria Irene Carvalho e Carla Ribeirinho publicam capítulo na Encyclopedia of Gerontology and Population Aging

As investigadoras são as autoras do capítulo sobre “Gerontologia política” nesta obra publicada pela Springer.

Neste novo trabalho, Maria Irene Carvalho (CAPP) e Carla Ribeirinho (ISCSP) analisam os aspetos políticos do envelhecimento  implícitos no conceito de "Gerontologia Política", cruzando para esse fim os novos e os antigos problemas decorrentes de transformações sociais e económicas. Assumindo os atuais desafios do envelhecimento para a sociedade, para o Estado e para as pessoas, as autoras sublinham a necessidade de uma reorientação das políticas de resposta aos riscos emergentes para uma abordagem ativa, positiva, holística e baseada nos direitos humanos. Deste modo, as autoras concluem que os direitos humanos e a participação dos idosos são a chave para a promoção da autonomia e independência, inclusão social, segurança social e económica, e bem-estar. Para dar resposta a este desafio, as políticas de gerontologia deverão ser formuladas de modo compreensivo, abrangente e inclusivo para todas as idades.

O capítulo encontra-se disponível no site da publicação.

Maria Irene Carvalho é Doutora em Serviço Social e docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É investigadora integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas. Carla Ribeirinho é Doutora em Serviço Social e docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É Investigadora no Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade.