Novo artigo de Paulo Seixas, Nuno Canas Mendes e Nadine Lobner no Journal of Current Southeast Asian Affairs

Os investigadores Paulo Castro Seixas, Nuno Canas Mendes e Nadine Lobner são os autores de uma recente publicação no Journal of Current Southeast Asian Affairs.

Em “The “Readiness” of Timor-Leste: Narratives about the Admission Procedure to ASEAN”, os autores realizam uma pesquisa em 48 jornais internacionais acerca da admissão de Timor-Leste na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Os autores descobriram uma narrativa principal a partir dos dados recolhidos, reproduzida por diversos autores e situada em torno da prontidão de Timor-Leste em se tornar membro da ASEAN, apesar do atraso no processo de adesão. Deste modo, o trabalho agora publicado levanta a possibilidade de Timor-Leste desempenhar um papel de teste de identidade da ASEAN.

O artigo encontra-se disponível online.

Paulo Castro Seixas é Doutor em Antropologia Social e Cultural. É Professor Associado com Agregação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas, onde lidera a equipa portuguesa do projeto Competing Regional Integrations in Southeast Asia (CRISEA). Foi recentemente o coordenador da obra Ativar Cidades: Modelos de políticas de cidades, publicada na Caleidoscópio e publica frequentemente em revistas da especialidade.

Nuno Canas Mendes é Doutor em Relações Internacionais. Investigador no projeto CRISEA, é docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e Presidente do Instituto do Oriente.

Nadine Lobner é assistente de investigação no projeto Competing Regional Integrations In Southeast Asia, em curso no Centro de Administração e Políticas Públicas e Instituto do Oriente.