Romana Xerez e Pedro G. Rodrigues publicam novo capítulo em obra coletiva da Pisa University Press

Os investigadores do CAPP Romana Xerez e Pedro G. Rodrigues são os autores de um novo capítulo publicado pela Pisa University Press, em co-autoria com Joana de Mesquita Lima e Francielli Dalprá Cardoso.

Com o título Shifting from a Homeowner Society to a Rental Market? Over a Decade of Housing Policy in Portugal, 2007-2017, este trabalho apresenta o resultado de uma análise sobre as mudanças ocorridas na habitação própria e no arrendamento, entre 2007 e 2017. Os resultados sugerem que a crise de 2008 e a intervenção da Troika tiveram um impacto significativo na liberalização do mercado de arrendamento, na alteração das perspetivas positivas sobre a habitação própria e na redução do investimento público na habitação. Para os autores, a análise das mudanças ocorridas nesta década não permite concluir a existência de um forte crescimento do arrendamento, mas as implicações destas transformações conduzem à necessidade de maior evidência científica no desenvolvimento das políticas públicas.

O capítulo constitui parte da obra Housing Policy and Tenure Types in the 21st Century, editada por Elena Bargelli, Thorsten Heitkamp, Héctor Simón-Moreno e Carmen Vázquez Varela.

Romana Xerez é investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas e Vice-Presidente para a Investigação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Coordenou vários projetos de investigação no CAPP sobre a temática da habitação, “Habitação: Cem anos de Políticas Públicas em Portugal, 1918-2018”, financiado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, e “Habitação Própria em Portugal numa Perspetiva Intergeracional”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Pedro G. Rodrigues é investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas, onde é também Editor para a Internacionalização da revista Ciências e Políticas Públicas. Doutorado em Economia, é Professor Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.