Romana Xerez e Jaime Fonseca publicam novo artigo na Análise Social

Romana Xerez e Jaime Fonseca publicaram um novo artigo na Análise Social onde abordam o “Capital Social e redes de vizinhança nas cidades: o caso do Bairro de Alvalade”.

Nesta nova publicação, os autores discutem o conceito de capital social na perspetiva da análise de redes sociais e expõem os resultados de um estudo empírico desenvolvido no bairro de Alvalade, através do qual operacionalizam o conceito. A investigação utiliza dados qualitativos, provenientes de trabalho etnográfico e entrevistas, bem como dados quantitativos com base em inquéritos.

O estudo revela a importância do capital social e da construção de redes de vizinhança em contexto urbano, e que estas redes diferem de acordo com a idade, género, educação e dimensão da família. Os autores concluem que a manutenção e valorização das redes de vizinhança, nas cidades e comunidades, são uma importante evidência científica para o desenvolvimento das políticas públicas.

Romana Xerez é investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas e Vice-Presidente para a Investigação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Coordenou vários projetos de investigação no CAPP sobre a temática da habitação, “Habitação: Cem anos de Políticas Públicas em Portugal, 1918/2018”, financiado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, e “Habitação Própria em Portugal numa Perspetiva Intergeracional”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Jaime Fonseca é investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas e Professor Auxiliar com Agregação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Doutorado em Métodos Quantitativos, Estatística e Análise de Dados, publica frequentemente em revistas da especialidade.