Oficinas de Escrita e Publicação

Entre abril e junho de 2019 decorreu a 2ªedição das ‘Oficinas de Escrita e Publicação’, uma série de workshops dirigidos aos alunos de Doutoramento do ISCSP, e aberta a todos os investigadores do CAPP. Esta iniciativa visa ajudar os participantes, a publicar o seu trabalho de investigação em revistas científicas.

A realização destes workshops enquadra-se em dois dos objectivos estratégicos do CAPP, nomeadamente incrementar a produção científica relevantes e melhorar a formação científica dos investigadores. Por outro lado, esta iniciativa permite também fortalecer a ligação dos alunos de Doutoramento ao CAPP.

Nesta 2ª edição houve 5 sessões: O Processo de Investigação: o que e como investigar (Sónia Gonçalves), Estrutura de Artigos Científicos (Miguel Pereira Lopes), Bases de Dados Indexantes (Pedro Goulart), Aspectos de Forma do Manuscrito (Jaime Fonseca) e Como Lidar com as Revistas: da submissão às cartas de resposta (Lara Tavares).

A iniciativa contou com 51 participantes (em pelo menos uma sessão), sendo que em média cada investigador participou em mais de 2 sessões. A participação média por sessão foi de 24 participantes. Houve alguns participantes externos, mas a maioria eram investigadores do ISCSP. As áreas científicas mais representadas foram Ciência Política e Administração Pública.

Depois da última sessão foi enviado um questionário aos participantes com o objectivo de conhecer a sua opinião sobre as ‘Oficinas de Escrita e Publicação’, tendo sido recebidas 22 respostas. 96% dos respondentes faz uma avaliação positiva da iniciativa, e todos consideram que se deve repetir para o ano. 72% concordam totalmente com a afirmação de que os temas abordados são pertinentes, e 82% consideram que os temas cobertos não são abordados no Mestrado ou Doutoramento, pelo que não há sobreposição de conteúdos. É de realçar que esta iniciativa visa complementar a formação dos alunos apenas no que diz respeito à escrita e publicação científicas. Mais de 90% vai fazer uso do que aprendeu nestes workshops. Desta auscultação também se conclui que se deve aumentar a duração de cada sessão – é o que faremos na próxima edição.