Chamada para artigos para Edição Especial da Ciências e Políticas Públicas: Comunicação Estratégica e Dinâmicas Civicas

A revista Ciências e Políticas Públicas abre uma nova chamada para artigos para uma edição especial sobre Comunicação Estratégica e Dinâmicas Cívicas.

Na perspetiva de muitos sociólogos, incluindo Bauman (2000), a sociedade contemporânea – também denominada de pós-moderna – é percebida como mais dinâmica e volátil, onde as relações humanas são de menor permanência, não sendo agora conduzidas pelos padrões éticos da modernidade. A contingência da sociedade atual promove o surgimento de novas redes organizacionais e movimentos sociais baseados no aumento da participação dos cidadãos.

Neste contexto, os grupos marginalizados e dominantes utilizam a comunicação estratégica de modo a obter voz e legitimidade nas esferas públicas. Contribuindo para a participação cívica, a comunicação estratégica pode ser usada por movimentos ativistas para alterar o equilíbrio de poder e desafiar grupos dominantes.

Para esta edição especial esperam-se artigos que estudem ou reflitam sobre:

1. Os variados papeis que a comunicação estratégica poderá desempenhar de modo a possibilitar a mudança social;
  2. A comunicação estratégica para a construção da democracia e desenvolvimento;
  3. Interação entre tecnologias e ferramentas para a comunicação e dinâmicas cívicas;
  4. Práticas de participação cívica e as suas características no contexto da diplomacia pública e corporativa;
  5. Objetivos e promulgação dos movimentos cívicos, incluindo o seu "lado sombrio" (estudos de caso serão considerados);
  6. A retórica dos movimentos cívicos (estudos de caso serão considerados).

Editores Convidados:

Sónia Pedro Sebastião (CAPP/ISCSP/Universidade de Lisboa). Contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sónia Pedro Sebastião, Doutora em Ciências Sociais com especialização em Ciências da Comunicação e Professora Associada com Agregação em Comunicação Estratégica, e investigadora no CAPP (FCT-ISCSP) no grupo Sociedade, Comunicação e Cultura, onde desenvolve investigação nas áreas de Relações Públicas, Comunicação Estratégica, Cidadania e Cultura. É a coordenadora da equipa portuguesa no European Communication Monitor e a Coordenadora Científica e Pedagógica da Unidade de Coordenação em Ciências da Comunicação do ISCSP, Universidade de Lisboa.

Dr. Dejan Verčič é Professor e Chefe do Departamento de Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Ljubljana e parceiro na consultadoria de Comunicação Estratégica Stratkom d.o.o., Eslovénia. Possui Doutoramento na London School of Economics e foi detentor de uma bolsa Fullbright na San Diego State University, EUA. A sua pesquisa foca temas como globalização e comunicação estratégica. Foi também o Presidente da rede www.euprera.org, membro da equipa no projeto www.communicationmonitor.eu. Desde 1994 que organiza a conferência www.bledcom.com. Em 2016 recebeu o IPR Pathfinder Award, a maior honra académica do Institute for Public Relations (IPR).

Textos aceites: originais, pesquisa empírica e ensaios.

Prazos:

• 30 de abril de 2020: prazo para a submissão de um resumo estruturado (objetivo, metodologia, resultados, implicações, principais contribuições) até 250 palavras, em Português ou/e Inglês.
  • 31 de maio de 2020: prazo para comunicação de decisões sobre os resumos submetidos.
  • 05 de setembro de 2020: prazo para a submissão de artigos completos (escritos em português ou inglês).

Por favor incluir no assunto do e-mail Edição Especial em Comunicação Estratégica & Dinâmicas Cívicas. Os artigos submetidos serão avaliados em regime de revisão por pares em duplo anonimato. No caso de o artigo submetido ser aceite para publicação, os autores terão de submeter uma versão em inglês. O Centro de Administração e Políticas Públicas providenciará serviços de revisão de texto, caso sejam necessários, sem custos para os autores.

Informação para autores:

1. Os artigos deverão ser escritos em português ou inglês. Se o artigo for aceite, será necessário submeter uma versão em inglês. A clareza e qualidade dos textos serão essenciais.
  2. Os artigos deverão incluir um resumo até 250 palavras em português e um segundo resumo em inglês. Deverão ainda ser incluídas três a cinco palavras-chave com cada resumo.
  3. A dimensão dos artigos submetidos deverá ser entre 5.000 a 7.500 palavras.
  4. Os artigos deverão ser submetidos de acordo com as normas APA (6ª edição).
  5. Os autores deverão submeter dois ficheiros em formato .doc, .docx ou .rtf: 1) carta de apresentação com título, resumo, palavras-chave, notas biográficas dos autores (até 200 palavras), afiliação institucional e contactos (por favor providencie a indicação de qual será o autor de contacto); e 2) artigo sem informação sobre os autores de modo a assegurar o processo de revisão em anonimato.
  6. Os dois ficheiros deverão ser enviados como anexo por e-mail em formato .doc, .docx ou .rtf para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .