Helena Monteiro recebe prémio Women in Information Systems Research

A 19ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação decorreu nos dias 11 e 12 de Outubro em Lisboa, sob o tema "Digital Disruption: Living between data science, IoT and… People". Numa organização conjunta entre o ISCTE-IUL, ISEG, IST, Universidade de Évora e Universidade Portucalense, o evento procurou colocar em evidência a investigação realizada em Portugal no domínio dos Sistemas da Informação.

Neste evento, a investigadora do CAPP Maria Helena Monteiro e a docente e doutoranda  do ISCSP Sara Carrasqueiro foram reconhecidas com o Prémio Women in Information Systems Research, com o trabalho “Engaging Public Servants for Digital Disruption: a case report of a gamification tool for capacity building on digital strategies experienced in the context of Higher Education”.

Neste novo trabalho, as autoras identificam o défice de competências para a inovação como uma barreira ao desenvolvimento do governo digital. Consideram por isso a capacitação de servidores públicos, especialmente ao nível dos dirigentes da Administração Pública, um “vector essencial para o desenvolvimento de iniciativas neste domínio”. Reconhecendo a importância das metodologias de gamificação na educação pelo potencial reforço na motivação dos alunos, as autoras avaliam o desenvolvimento e a utilização de uma ferramenta de gamificação para o desenvolvimento de competências de ideação de políticas e estratégias de governo digital. O trabalho agora premiado conclui existir um conjunto de benefícios que justificam o alargamento deste tipo de metodologias à generalidade dos servidores públicos.

Maria Helena Monteiro é investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas e Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Presidente da Direção da APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, tem várias publicações nas áreas da Transformação Digital na Administração Pública e das Tecnologias da Informação e Comunicação. Em 2018 publicou “Acção do XIX Governo Constitucional no sector da Saúde: análise da qualidade da Governança”, pela Fundação SINTAF.