Novo artigo de Pedro Correia, João Bilhim e Ireneu Mendes na revista Lex Humana

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia (CAPP) e João Abreu de Faria Bilhim (CAPP) são os autores de um novo artigo publicado na revista Lex Humana, com o título “A importância da colaboração e cooperação como fator potenciador da nova governação ao nível local: uma análise comparada”.

A Administração Pública vive hoje numa atmosfera que exige um maior esforço de colaboração e cooperação entre os diferentes atores sociais, visando uma mais eficiente e de maior qualidade provisão de um serviço que vá ao encontro das mutantes exigências da comunidade.

Deste modo, neste novo trabalho, os investigadores do CAPP, em co-autoria com Ireneu de Oliveira Mendes (ISCSP), através de estudos comparados, desenvolvem um enquadramento teórico sobre a importância da criação de mecanismos de colaboração na provisão de serviços públicos e a forma como é integrada na nova governação pública, e ainda apresentam alguns dos principais riscos associados à criação de plataformas de colaboração, bem como algumas das suas possíveis consequências.

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia é Doutor em Ciências Sociais, na Especialidade de Administração Pública e docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É Vice-Presidente e investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas, sendo também investigador colaborador no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género. Consultor da Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça, colabora com o Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça da Universidade de Brasília. O seu trabalho na área da Gestão de Recursos Humanos foi reconhecido com vários prémios em 2018.

João Abreu de Faria Bilhim foi o fundador do Centro de Administração e Políticas Públicas, onde é atualmente investigador. É Professor Catedrático Jubilado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, que presidiu entre 2005-2012, e o autor de várias publicações, incluindo artigos em periódicos internacionais na área da administração. Em 2018, foi o editor convidado da edição especial da Ciências e Políticas Públicas sobre o tema “Do Governo à Governação: Os desafios do mérito”.

Ireneu de Oliveira Mendes é doutorando em Administração Pública no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.