João Bilhim dá entrevista ao Canal Um Brasil

cover facebook pt

O fundador, ex-presidente e investigador integrado do CAPP, Professor Doutor João Bilhim, foi convidado pelo Canal Um Brasil para uma entrevista com o tema o “Estado deixou de ser o produtor principal de políticas públicas”.

João Bilhim, figura central na reforma administrativa em Portugal dos últimos 15 anos, discute o caso de Portugal e a importância da pedagogia do exemplo. O investigador integrado afirma que “o Estado é apenas um player entre muitos players, em algumas políticas públicas ainda é o principal player, mas em outras políticas públicas já pode ser um ator mais secundário em termos de produção”.

A entrevista completa está disponível online para consulta.

Dada a força desta temática no Brasil, o jornal O Estado de São Paulo divulgou a entrevista com o título “Reforma em Portugal vira referência”.

João Abreu de Faria Bilhim foi o fundador do Centro de Administração e Políticas Públicas, onde é atualmente investigador. É Professor Catedrático Jubilado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, que presidiu entre 2005-2012, e o autor de várias publicações, incluindo artigos em periódicos internacionais na área da administração. Em 2018, foi o editor convidado da edição especial da Ciências e Políticas Públicas sobre o tema “Do Governo à Governação: Os desafios do mérito”.