Mensagem do Presidente do Conselho Executivo

Um dos fins últimos da ação humana deverá ser contribuir para a felicidade e o bem-estar de pessoas e cidadãos, seja no contexto de organizações, comunidades, ou da sociedade em geral.

Criado em 2001, o Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP/Universidade de Lisboa tem como missão desenvolver, numa perspetiva interdisciplinar, investigação fundamental e aplicada acerca das melhores formas de governança e boas práticas de administração, seja ao nível organizacional ou territorial.

Insere-se neste âmbito o estudo das políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nos seus mais diversos aspetos, como o ambiente, a economia e a produtividade. Mas também a educação, a qualidade das condições de trabalho, ou os temas relacionados com a habitação e os transportes constituem áreas de estudo relevantes para políticas públicas informadas. São também importantes as questões demográficas e migratórias, o conhecimento sobre o envelhecimento ativo e as condições de saúde de que usufruem as pessoas.

Os elementos que intervêm na participação pública e política dos cidadãos e a sua relação com a ciência e a tecnologia, os desafios da comunicação social e as questões de segurança e cibersegurança constituem também, entre muitos outros, elementos de uma sociedade multifacetada e complexa sobre a qual urge produzir novo conhecimento.

Num mundo onde a tecnologia material tanto avançou, mas onde muitas das questões fundamentais da sociedade se encontram ainda por resolver e onde novos desafios societais continuam a emergir, a missão do CAPP é cada vez mais crítica para o futuro da humanidade. Afinal, qual o mundo que pretendemos deixar como legado para as próximas gerações?

A investigação realizada no CAPP tem crescido de forma visível e consistente nos últimos anos, e os seus investigadores estão conscientes de que o conhecimento que produzem terá impacto sobre os decisores políticos – até porque muitos deles se encontram hoje neste papel.

Como o maior centro de pesquisa da Universidade de Lisboa no campo das políticas públicas, e sendo também o maior centro de investigação do ISCSP, o CAPP posiciona-se hoje como um catalisador de conhecimento a nível nacional e internacional, fazendo seu o mote da Universidade e do Instituto da qual faz parte. Assim, o CAPP é hoje um Centro de Investigação de “Lisboa para o Mundo”. Incentivamos todos e todas que quiserem juntar-se a esta causa a desafiarem o CAPP com novos projetos e ideias.

Bem-vindos sejam ao CAPP!