Desenvolvimento e validação de escala de risco social para a prática do Serviço Social em contexto de reabilitação

Título do Projeto:

Data de início e de término
Setembro de 2013 - em curso

Investigador Responsável
Prof. Doutora Carla Pinto

Equipa de Investigação

Nome dos Investigadores
Filiação Institucional
Carla Pinto CAPP/ISCSP
Hermano Carmo CAPP/ISCSP
Paula Campos Pinto CAPP/ISCSP
Jaime Fonseca CAPP/ISCSP
Ana Esgaio CAPP/ISCSP
Stella Bettencourt da Câmara CAPP/ISCSP

Instituições Parceiras:

Entidade Parceira
Portugal Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Portugal Centro de Medicina de reabilitação de Alcoitão

Objetivos do Projecto:

O projeto visa a construção e validação de uma escala de risco social a ser usada pelo Serviço Social do CMRA, como instrumento de sinalização da vulnerabilidade social dos casos seguidos em internamento, e consequente complexidade da intervenção.

É um projeto de investigação participada (participatory research), que teve início numa avaliação diagnóstica por parte do Serviço Social do CMRA sobre a sua prática, e posteriormente num pedido de colaboração com o ISCSP, como experts académico-científicos. É, portanto, uma investigação colaborativa entre a Universidade e os profissionais na prática, com vista a uma maior eficácia e eficiência da intervenção do Serviço Social num contexto específico de intervenção.

Objetivos:

1. Elaboração participada de uma nova escala de risco social como instrumento de pré-diagnóstico social;
  2. Validação científica da escala;
  3. Disseminação do novo instrumento para a prática do serviço social em contexto de reabilitação.