Call for papers: Ciências e Políticas Públicas Especial: Gestão de Talento

CALL FOR PAPERS

Edição especial sobre: “A Gestão de Talento: Do Conceito às Práticas na Gestão de Pessoas”

EDITORES CONVIDADOS:

Patrícia Jardim da Palma (ISCSP – Universidade de Lisboa, Portugal)

Paul Evans (INSEAD – Fontainebleau & Singapore)

Editora executiva: Carla Cristina Caracol (ISCSP – Universidade de Lisboa, Portugal)

Resultado das transformações do contexto competitivo em que operam as organizações e das consequentes mutações no mundo do trabalho, desde que foi utilizada a expressão “War for Talent”, posicionando o conceito como fundamental para atingir a excelência organizacional, a propriedade de Talento tem sido considerada determinante para o sucesso organizacional e fundamental para a competitividade das organizações. Contudo, de forma paradigmática, continua a faltar consistência no que respeita à sua definição, âmbito e objetivos, dificultando a aferição à eficácia e eficiência das suas práticas de gestão, mesmo que definidas como estratégicas.

Esta Edição Especial da Ciências e Políticas Públicas tem como propósito alavancar o conhecimento sobre este domínio central para a Academia e Organizações, no sentido de contribuir para a perceção e potenciação do Talento através das Políticas, Processos e Práticas de Gestão de Pessoas, promovendo a discussão sobre as Práticas inerentes à sua Identificação, Desenvolvimento e Retenção, designadamente no que respeita, embora não se limitando, às linhas de investigação mencionadas:

•    Concetualização de Talento;
•    Boas práticas da Gestão de Talento;
•    A relação da Gestão de Talento com outros domínios inerentes à Gestão de Pessoas;
•    Impacto da Gestão de Talento na competitividade organizacional;
•    Métricas na Gestão de Talento.

Prazos e normas para submissão: O call for papers para a edição especial da revista Ciências e Políticas Públicas, subordinada ao tema "Gestão do Talento: Do Conceito às Práticas de Gestão de Pessoas”, decorrerá até 31 de Dezembro de 2016, devendo as submissões observar as seguintes normas:

•    Os artigos deverão ser originais e inéditos;
•    Os trabalhos deverão estar escritos em português ou inglês, sendo imperativa a clareza e qualidade do texto;
•    Os artigos poderão estar consubstanciados em forma de ensaio teórico, revisão de literatura ou pesquisa empírica;
•    Os trabalhos deverão incluir obrigatoriamente um resumo em português e em inglês, no máximo com 150 palavras e quatro palavras-chave;
•    Os artigos não deverão exceder as 7500 palavras (incluindo Resumo, Figuras, Tabelas, Referências e Anexos) em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento entre linhas de 1,5cm;
•    As Referências Bibliográficas deverão seguir as normas APA – American Psychological Association;
•    Os artigos deverão ser enviados em formato Word, sem identificação dos autores e sua afiliação;
•    Deverá ser enviado, em anexo, nota biográfica e respetiva afiliação dos autores.

Os artigos serão sujeitos a parecer dos revisores, num processo de avaliação por pares em regime de double blind peer-review, cujo resultado será divulgado até Fevereiro de 2017.

Para submissão ou esclarecimentos, contactar os organizadores da Edição Especial: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou o e-mail das edições CAPP em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .