Revista Gestão & Saúde

A Revista Gestão & Saúde da Universidade de Brasília tem abertas várias chamadas para artigos.

A Revista Gestão & Saúde  é um periódico eletrônico quadrimestral, do Núcleo de Estudos em Promoção da Saúde,  (Nesprom/Ceam - UnB) e Gestão de Serviços Públicos, Universidade de Brasília, que publica artigos originais que abordam estudos interdisciplinares com enfoque tanto na gestão pública de saúde quanto no processo de gestão dos serviços de saúde. É de interesse da G&S  receber artigos que contemplem as diversas interfaces possíveis entre Gestão Pública e Saúde, sejam elas nas perspectivas qualitativas ou quantitativas, com foco em aspectos subjetivos ou objetivos, macro ou microssociais, sejam temas contemporâneos ou perspectivas históricas.

Os próximos números têm como finalidade a divulgação de pesquisas, de conhecimento e análises sobre os temas, bem como o incentivar a reflexão crítica e a proposição de alternativas para o avanço da gestão pública e saúde. Ainda assim, busca apontar  melhorias na qualidade dos serviços de saúde no Brasil e no exterior.

Os próximos números da Revista Gestão & Saúde  receberão trabalhos no formato de artigos originais, estudos de caso, e ensaios teóricos , em português e ou/inglês, nos seguintes temas:

Setembro/2019 – Aperfeiçoamento da Gestão dos Serviços de Saúde

Na literatura sobre a gestão em saúde, o principal desafio enfrentado pelo setor consiste em fornecer serviços de qualidade com recursos escassos e capacidade operacional limitada. Desta forma, buscar o aperfeiçoamento é uma barreira a ser superada e isso tem sido apontado por meio das inovações. Essas, decorrentes de mudanças nos serviços prestados à sociedade. Neste número, pretende-se receber artigos que analisam os diversos modos de aperfeiçoamento da gestão dos serviços de saúde na perspectiva pública ou privada, bem como as barreiras superadas no processo.

Deadline: 30 de julho/2019

Janeiro/2020 – Relação Público-Privada em Saúde e Saúde Suplementar

A contratação de Organizações Sociais de Saúde (OSS), prevista em Lei desde 1998, tem sido apontada como alternativa mais eficiente para gestão de serviços públicos de saúde. Neste número pretende-se receber trabalhos que demonstrem a participação do  Estado  na  área  de  saúde,  principalmente  em decorrência da elevação dos custos do setor, assim como no financiamento da provisão por meio da compra de serviços privados e, por último, na regulação do mercado de saúde, estabelecendo normas, preços e padrões de qualidade.

Deadline: 30 de novembro/2019

Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pelo portal do Periódico Gestão & Saúde.