Felicidade em Lingua Portuguesa: estudos e intervenções positivas e transformativas.

Título do Projeto:

Data de início e de término
Janeiro de 2013 a Julho de 2015

Portugal Colégio as Doroteias
Portugal Conferências de S. Vicente Paulo de Vila Viçosa

Resumo do Projecto:

O interesse por estudar os sistemas humanos numa perspetiva positiva, em complemento da mais tradicional focada na resolução de problemas ou no colmatar de necessidades, é recente nas ciências sociais e humanas. O movimento da psicologia positiva, subdisciplina dedicada ao estudo dos funcionamento humano óptimo, tem vindo precisamente a desenvolver modelos teóricos e constructos em temas e áreas positivas das pessoas e sistemas humanos, ao mesmo tempo que tem promovido instrumentos interventivos que promovam essa excelência e a virtuosidade humana. Por estudar factores associados ao bem-estar psicológico e subjetivo, tem sido chamada a “ciência da felicidade”.
Num movimento de investigação e aplicação vibrante, que se alarga a todos os continentes, e que extravasa a própria psicologia - nomeadamente entrando no mundo da economia, das politicas publicas, sustentabilidade ambiental, entre outros - esta abordagem positiva introduziu nos últimos anos uma linha de investigação que se deseja cada vez mais sensível do ponto de vista cultural, trazendo luz sobre as especificidades dos modelos conceptuais, e das suas aplicações a grupos humanos diversos.

A intenção geral deste projeto é assim dupla:

• Realizar investigação que explore se se pode, e como se pode, produzir e/ou optimizar mudança positiva em sistemas humanos portugueses diversificados, em especial nos mais desafiadores;
  • Investigar particularidades da felicidade vivida por povos que falam português.