Impactos das alterações climáticas: um estudo com fotografia participativa no Parque Nacional de Cantanhez, República da Guiné-Bissau

Título do Projeto

Referência do Projeto
EXPL/IVC-ANT/1709/2012

Data de início e de término do Projeto
01/07/2013 a 31/12/2014

Investigador responsável
Joana Roque de Pinho

Entidade Financiadora
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Equipa de investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
Joana Roque de Pinho CAPP/ISCSP/ULisboa
Catarina Casanova CAPP/ISCSP/ULisboa
Mara J. Goldman University of Colorado-Boulder
Liliana Barbosa Moreira CEAP/Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Tiago Cunha Ferreira Fotógrafo
Renaud Furquand International Partnership for Human Development
Rodrigo Penna Firme Pedrosa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

País  Entidade Parceira
EUA University of Colorado – Boulder
Guiné Bissau
IBAP – Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas (Guiné-Bissau)
Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Gávea
Portugal CEAP - Centro de Estudos Africanos do Porto

Trabalho de Albat Iala, em Cafal, Parque Nacional de Cantanhez, Guine-Bissau, Abril de 2014.

sem titulo 2

Resumo do Projeto

As populações humanas das faixas costeiras, tais como existem em alguma partes da África Ocidental, encontram-se entre as mais vulneráveis às alterações climáticas. É urgente investigar os impactos destas alterações à escala local, de forma a perceber-se como estas são localmente experienciadas e como as comunidades locais se estão a adaptar as mesmas. Neste contexto, tem-se assistido a apelos para a co-produção de conhecimento entre comunidades locais e cientistas; e para iniciativas de investigação e desenvolvimento que capacitem comunidades locais e grupos marginalizados no sentido de fazerem ouvir localmente e globalmente as suas vozes e seus conhecimentos sobre a variabilidade climática. Focando um Parque Nacional na Guiné-Bissau, este estudo exploratório procura responder às seguintes questões: 1) Quais são os impactos locais das alterações climáticas nas comunidades agrícolas locais? 2) Quais são as estratégias adoptadas pelas comunidades para lidarem com as alterações climáticas percepcionadas? E 3) de que maneira políticas de conservação da biodiversidade ajudam a mitigar e/ou a exacerbar os impactos das alterações climáticas sobre comunidades locais?

Para responder aos apelos à inclusão do conhecimento local em investigação científica, exploramos estas três questões do ponto de vista daqueles que dependem directamente dos recursos naturais locais. Assim, este estudo exploratório irá envolver as comunidades locais na produção de conhecimento sobre as alterações climáticas através da combinação inovadora da metodologia de investigação/acção participativa (Participatory Action Research)– concretamente Photovoice (ou fotografia participativa) – e de trabalho etnográfico para investigar as percepções locais sobre os impactos da variabilidade climática e as estratégias locais para lidar com os mesmos por parte das comunidades agrícolas residentes dentro do parque nacional. Membros das comunidades locais irão documentar os impactos das alterações climaticas através de fotografias tiradas por eles e das narrativas associadas a cada fotografia. Este projecto irá testar o método Photovoice onde nunca foi aplicado e produzirá dados sobre alterações climáticas num país onde existem poucos estudos sobre este assunto. Ambos os objectivos de pesquisa e a abordagem metodológica são inovadores e actuais. Acima de tudo, esperamos que a nossa abordagem resulte em conhecimento que avance o estádo da arte no campo da adaptação às alterações ambientais globais enquanto dá voz aos agricultores que vivem no parque nacional. Através de exposições do trabalho fotografico e narrativo dos fotografos, o nosso objectivo é também sensibilizar o grande público sobre os desafíos climáticos das comunidades que dependem directamente dos recursos naturais.