Imprimir esta página

Marketing e Comunicação do Turismo em Portugal


 

Data de início e de término
2013 - em curso

Investigadores Responsáveis:
Professora Doutora Filipa Fernandes

Equipa de Investigação:

Nome do Investigador Filiação Institucional
 Filipa Fernandes
CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Raquel Ribeiro
CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Sónia Sebastião CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Ana Sim Sim CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 André Bettencourt Correia ISCSP - Universidade de Lisboa
 Carolina Anjos ISCSP - Universidade de Lisboa
 Inês Bolaños Pais ISCSP - Universidade de Lisboa
 Laura Filipe ISCSP - Universidade de Lisboa
 Maria Ana Moreira ISCSP - Universidade de Lisboa
 Marta Moleirinho ISCSP - Universidade de Lisboa
 Natacha Cerdeira ISCSP - Universidade de Lisboa
 Priscilla Rosa ISCSP - Universidade de Lisboa


Objetivos do Projecto:

O Turismo é uma das atividades económicas mais importantes em Portugal e tem-se destacado nas notícias pela melhoria de resultados desde, pelo menos, 2010. Este sector, que é o mais exportado de Portugal, representa mais de 9% do PIB e mais de 8% do emprego. É também de destacar o aumento da notoriedade de Portugal como destino turístico na Internet no primeiro semestre de 2013, já que o número de utilizadores que pesquisou os termos “férias” e “Portugal” aumentou em 20% em comparação com o período homólogo. O consumo de viagens e actividades turísticas é cada vez mais importante nos orçamentos familiares mundiais, mesmo em contexto de recessão económica. Este tipo de consumo está a reforçar-se enquanto indicador de posicionamento e integração social.

O marketing e a comunicação do destino Portugal têm sofrido diversas evoluções nos últimos anos e é importante aferir a sua estratégia e eficácia.

Os objectivos deste projecto são:

  1. Estudar o posicionamento de Portugal no mercado turístico mundial.
  2. Detectar as oportunidades de crescimento que parecem mais promissoras.
  3. Analisar a abordagem patente nas últimas campanhas de comunicação para o exterior.
  4. Avaliar em que medida as profissões ligadas à comunicação e à educação no turismo podem cooperar para fazer de Portugal um destino mais atractivo.
  5. Compreender o turismo enquanto sistema de produção de imagens e representações.
  6. Identificar processos de construção de narrativas e discursos turísticos.
  7. Identificar os elementos caracterizadores das representações, dos imaginários turísticos, dos espaços e escalas geográficas das representações.

Para responder a estes objectivos, pretende-se:

  1. Compilar e analisar os conteúdos das newsletters de turismo em Portugal e nos principais mercados emissores nos últimos 12 meses.
  2. Monitorizar as menções a Portugal nos media e nos user generated contents dos principais mercados emissores de turistas para Portugal e de outros mercados emergentes.
  3. Identificar cursos e conferências sobre marketing e comunicação do turismo em Portugal.
  4. Desenvolver estudos de caso.

 

 

Prof. Doutora Filipa Fernandes - Investigadora Principal

Filipa Fernandes, Professora Auxiliar no ISCSP - Universidade de Lisboa. Doutora em Turismo e Mestre em Ciências Antropológicas. Investigadora no Centro de Administração e Políticas Públicas, Universidade de Lisboa. Colabora no Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais. Os seus interesses actuais de pesquisa debruçam-se sobre o património, os imaginários turísticos, os estudos do turismo e a relação entre as alterações climáticas e o turismo.

Prof. Doutora Raquel Ribeiro

Docente, investigadora e empresária. Doutorada em Ciências Sociais em 2009 no ISCSP, onde leciona Marketing, Pesquisa de Marketing e Métodos de Investigação. É investigadora do CAPP com obra publicada sobre consumo, classes sociais, poupança e literacia financeira, tendências de marketing e turismo. Em 2017, em parceria com Isabel Soares, venceu o prémio ISCSP-Investigação (categoria “Investigadores do CAPP”) e recebeu a menção honrosa do Prémio de Mérito Fundação D. Pedro IV.

   

Prof. Doutora Sónia Sebastião

Doutora em Ciências Sociais na especialização em Ciências da Comunicação e Professora Associada do ISCSP para as áreas das Ciências da Comunicação, desenvolve a sua investigação com incidência na Comunicação Estratégica e nas Relações Públicas. Coordenadora da Unidade Científica e Pedagógica de Ciências da Comunicação e da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital. É ainda Research Senior Fellow do CAPP no Grupo Sociedade Comunicação e Cultura, coordenando o projecto “Ensino e Prática de Relações Públicas”.

   

 

Artigos

  • Quaresma, C., Fernandes, F., Ribeiro, R. B. , 2017, “A utilização da web na promoção do Enoturismo na região Oeste de Portugal”. Aceite para publicação na Revista Turismo & Desenvolvimento e Congresso Internacional INVTUR 2017 (no prelo).
  • Miguéis, I., Fernandes, F., Ribeiro, R. B., 2017, “Place Branding – Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e o Festival do Chocolate”. Aceite para publicação na Revista Turismo & Desenvolvimento e Congresso Internacional INVTUR 2017 (no prelo).
  • Ferreira, A. C., Fernandes, F.,Ribeiro, R. B., 2017, “A comunicação de Portugal como destino de surf: análise exploratória”. Aceite para publicação na Revista Turismo & Desenvolvimento, e Congresso Internacional INVTUR 2017 (no prelo).
  • Fernandes, F., 2017, “Desastres naturais, destinos turísticos e estratégias de recuperação: o caso do 20 de Fevereiro de 2010 na ilha da Madeira”. Aceite para publicação na Revista Turismo & Desenvolvimento, e Congresso Internacional INVTUR 2017 (no prelo).
  • Fernandes, F. 2016, «Abordar o marketing turístico». In: Ribeiro, Raquel Barbosa (coord.), Marketing. Do conhecimento à decisão. Lisboa, Causa das Regras, pp.319-327
  • Fernandes, F., 2016, Built heritage and flash floods: hiking trails and tourism on Madeira Island, Journal of Heritage Tourism. Vol. 11, nº1, pp.88-95.
  • Fernandes, Filipa, 2016, «Turismo, espaços, potencialidades e produtos: uma viagem pela CPLP». In: Sebastião, S. (coord.), Comunidade dos países de língua portuguesa. A afirmação global das culturas de expressão portuguesa, Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa, pp.137-160.
  • Fernandes, F. e Pereiro, X., 2015, «Antropologia e turismo: dos trilhos, atores e espaços à genealogia da turistificação da Antropologia em Portugal», PASOS – Revista de Patrimonio y Turismo Cultural, 13(2):333-346.
  • Fernandes, Filipa, 2015, «Assimetrias regionais no turismo e novas estratégias na oferta turística: o caso da Ilha da Madeira», PASOS – Revista de Patrimonio y Turismo Cultural, 13(3): 509-519.
  • Fernandes, Filipa, 2015, «O estudo dos sistemas turísticos e a antropologia. Madeira: um estudo de caso», PASOS – Revista de Patrimonio y Turismo Cultural, 13(2):425-434.
  • Fernandes, Filipa; Ferreira, Ana C. 2015. "Portugal's communication as a touristic surf destination", Trabalho apresentado em 8th International Tourism Congress, In The Image and sustainability of tourism destinations. Proceedings of the 8th International Tourism Congress, Peniche, pp.341-346.
  • Fernandes, Filipa (2014) “As representações turísticas na Região Autónoma da Madeira: os discursos em torno das levadas”, Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22 (1):23- 31.
  • Ramos, Bruno Alexandre Cipriano Rapaz; Ribeiro, Raquel Barbosa (2014), “Aldeias do Xisto: a estratégia de marketing e comunicação de uma marca territorial”, Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22, pp. 13-23.
  • Bolaños, Inês; Ribeiro, Raquel Barbosa; Ramos, Bruno Alexandre Cipriano Rapaz (2014), “O poder do word-of-mouth e do conteúdo gerado por utilizadores na comunicação turística. O caso de uma agência de viagens à medida.”, Revista Turismo & Desenvolvimento, 21/22, pp. 13-22.
  • Ribeiro, Raquel Barbosa, coord. (2013), Marketing para Estudantes de Comunicação; Pesquisa, Estratégia e Avaliação. 2ª Edição. Lisboa, Causa das Regras, ISBN: 978-989-98256- 2-8.


Comunicações

  • Lima, Louisiene; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel (2016),“A comunicação e promoção turística de Cabo Verde”, XII Congresso da Lusocom / III Congresso da Mediacom 19-21 Outubro, Praia, Cabo Verde.
  • Gonçalves, Rafaela; Lima, Louisiene; Fernandes, Filipa; Ribeiro, Raquel (2016),”Nation branding: o marketing turístico do Brasil em Portugal”, XII Congresso da Lusocom / III Congresso da Mediacom 19-21 Outubro, Praia, Cabo Verde.