O impacto da crise económica nas eleições legislativas em Portugal e Espanha – a análise da abstenção (2011).

Título do Projeto:
O impacto da crise económica nas eleições legislativas em Portugal e Espanha – a análise da abstenção (2011)

Data de início e de término
Novembro de 2014 a Julho de 2015

Investigador Responsável:
Prof. Doutora Maria da Conceição Pequito Teixeira


Equipa de Investigação:

Nome do Investigador Filiação Institucional
Bruno Ferreira Costa
CAPP/ISCSP
Maria da Conceição Pequito Teixeira CAPP/ISCSP


Instituições Parceiras:

País Entidade Parceira
Portugal Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

 

Resumo do Projecto:

A participação política e eleitoral constitui, atualmente, um dos fatores de aferição da qualidade da Democracia, bem como permite aferir da necessidade de adoção de medidas / políticas que promovam um maior envolvimento dos cidadãos na causa pública. As eleições legislativas são, nos sistemas eleitorais de pendor parlamentar, cruciais para determinar a linha política e, mais concretamente, eleger os nossos representantes nacionais.

Observando os diversos estudos realizados no âmbito da participação política verificamos um crescimento sustentado e contínuo do nível de abstencionistas nos diversos atos eleitorais. O nosso trabalho parte à descoberta de alguns indicadores que poderão explicar esta tendência generalizada, bem como identificar elementos que possam contribuir para um maior envolvimento dos cidadãos na definição dos seus legítimos representantes. Deste modo, o presente estudo procura analisar a influência do ambiente macroeconómico sobre a participação eleitoral nas eleições legislativas ocorridas em 2011, sendo que para o estudo em questão incluímos as eleições realizadas em Portugal e em Espanha (fator de comparação no contexto ibérico).

O propósito de investigação vai ao encontro da necessidade de refletir e estudar o funcionamento da Democracia nos países da Europa do Sul, num momento em que a crise económica dita parte das políticas adotadas e condiciona as decisões dos atores e agentes políticos.

 

Últimas Entradas

uma revista científica