Bolsa de Pós-Doutoramento

Encontra-se aberto o período de candidaturas a 1 (uma) Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD), no âmbito do projeto “Public policies and child labor in Portugal and the Portuguese colonies” (PTDC/IIM-ECO/5303/2014). As funções serão exercidas no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (ULisboa), sendo a bolsa financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com fundos nacionais através do OE.

Área Científica:
Ciências Sociais

Requisitos de Admissão:
Os candidatos deverão ser detentores de doutoramento na área abrangente de Ciências Sociais, como por exemplo nas áreas disciplinares de Economia, Administração Pública, História ou Desenvolvimento. O trajeto académico dos candidatos e a sua experiência de investigação deverão ser atestados por duas cartas de recomendação e coincidentes com os objetivos do projeto. Serão preferenciais os candidatos com experiência de investigação em projetos, autoria de publicações científicas relevantes, e fluência em Inglês e Português.

Plano de Trabalhos:

É esperado do candidato:

• Realizar a compilação de dados quantitativos sobre trabalho infantil e educação nas colónias portuguesas;
  • Realizar análise quantitativa (por exemplo, usando Stata);
  • Realizar trabalho de arquivo nos registos coloniais portugueses ou na OIT;
  • Contribuir para publicações conjuntas (maioritariamente em inglês) da equipa do projeto;
  • Organizar uma conferência e apresentar trabalhos em conferências;
  • Assistir à gestão do projeto (relatórios, website, etc).

Adicionalmente, o candidato terá papel auxiliar em:

• Realizar revisões de literatura sobre a economia portuguesa em África, abrangendo o mercado de trabalho, educação e condições de vida das crianças;
  • Realizar entrevistas.

Legislação e regulamento:
Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento para Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP – 2015, https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf.

Local de Trabalho:
O candidato desenvolverá atividades na cidade de Lisboa. O trabalho decorrerá no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/ULisboa), sob a supervisão do coordenador científico Professor Doutor Pedro Goulart.

Duração da Bolsa:
A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável até ao período máximo no estabelecido no artigo 4º do Regulamento para as Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP – 2015. A data de início expectável será no dia 1 de novembro de 2016.

Valor mensal do subsídio:
O valor da bolsa será de €1495 por mês, de acordo com a tabela de valores para as bolsas financiadas pela FCT, I.P no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Método de seleção:
O método de seleção terá por base a avaliação curricular (50%) e uma entrevista (50%). A avaliação curricular levará em conta:

• Doutoramento desenvolvido na área do projeto (1/3)
  • Experiência comprovada em projetos nesta área (1/3)
  • Publicações na área do projeto (1/3)

Os primeiros sete classificados serão admitidos à fase de entrevista no CAPP.

Nenhum candidato/a pode ser privilegiado/a, beneficiado/a, prejudicado/a ou privado/a de qualquer direito ou isento/a de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical.

Júri:

• Professor Pedro Goulart, CAPP-ISCSP, Universidade de Lisboa (Presidente do júri);
  • Professor Pedro Aires Oliveira, IHC-FCSH, Universidade Nova de Lisboa (Membro);
  • Professora Paula Pinto, CAPP-ISCSP, Universidade de Lisboa (Membro);
  • Membro substituto: Professor Paulo Seixas, CAPP-ISCSP, Universidade de Lisboa;

Processo de Notificação dos Resultados:
Os resultados do processo de seleção serão publicitados, por lista em ordem alfabética afixada em local público e visível no ISCSP, sendo os candidatos notificados por email.

Prazo para o envio de candidaturas e forma de apresentação:
O prazo de candidatura estará aberto entre os dias 15 de julho a 5 de setembro de 2016.
As candidaturas deverão ser formalizadas obrigatoriamente com carta de motivação acompanhada pelos seguintes documentos:

• currículo curto (máximo de 2 páginas)
  • currículo detalhado c) duas cartas de recomendação
  • copia de diplomas e certificados
  • exemplo(s) de publicações (com identificação da contribuição do candidato)
  • outros itens considerados relevantes pelo candidato para o processo de seleção.

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9h00-17h00 na Secção de Expediente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, no Pólo Universitário do Alto da Ajuda, Rua Almerindo Lessa, 1300-663 Lisboa, ou remetidas por correio para a mesma morada, ao cuidado do Projeto “Políticas Públicas e Trabalho Infantil”, no Gabinete 42 do Piso 0.

Edital em Português
 Edital em Inglês