4ª Conferência International ESS: Turbulent times in Europe: Instability, insecurity and inequality

A 4ª Conferência Internacional da European Social Survey decorrerá entre os dias 24 e 26 de Abril de 2019 na Universidade de Mannheim, Alemanha. A conferência é organizada pelo GESIS - Leibniz Institute for the Social Sciences.

A Europa atravessa tempos turbulentos. Existe uma crescente diversidade dentro e entre as sociedades Europeias, seja ao nível etno-cultural, linguístico ou religioso, tanto quanto simplesmente ao nível dos modos de vida e valores prevalecentes. Esta diversidade poderá fomentar inseguranças ao nível cultural entre largos segmentos da população, com repercussões que se manifestam sob diferentes formas de mobilização política.

O comité da conferência convida investigadores que liderem nas suas áreas de pesquisa e que utilizem os dados ESS a submeter propostas para a organização de paineis. As chamadas para artigos serão formuladas em torno dos paineis aceites. Procuramos pesquisa comparativa de elevada qualidade em temas de realce relacionados com o tema geral da conferência, ou sobre temas metodológicos emergentes da utilização dos dados ESS para abordar estes temas. Serão bem-vindas propostas sobre os seguintes temas, embora não a eles limitadas: imigração, integração e diversidade, desigualdades e estratificação social, saúde e mobilização política. Serão também aceites paineis sobre o tema das atitudes sociais, normas e valores, e em particular: família, trabalho e bem-estar, bem-estar social e individual, atitudes para com o Estado Providência e atitudes públicas para com as mudanças climáticas.

Para que sejam consideradas, as sessões deverão ser submetidas em forma de resumo até 400 palavras (com 3 a 4 palavras-chave), delimitando o foco principal da sessão. Os resumos deverão ser enviados para o comité organizador via email até 31 de maio de 2018. Quando aceites, as sessões serão divulgadas em chamadas para artigos a partir de julho de 2018 (até setembro de 2018).

Mais informação no website da ESS.