Imprimir esta página

Inovação, Gestão, Administração e Políticas Públicas


 

Data de início e de término
2015 - Em curso

Investigador Responsável
Professor Doutor Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia

Equipa de Investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
 Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Maria Faia Rafael Moreira ISCSP - Universidade de Lisboa
 Bruno Cardoso Garcia CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Inês Oliveira Andrade de Jesus ISCSP - Universidade de Lisboa
 João Ricardo Catarino CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Susana Isabel da Silva Santos ISCSP - Universidade de Lisboa
 Mariana Teles Viegas Cruz Dias ISCSP - Universidade de Lisboa
 Pedro Miguel Carrão Carrapato ISCSP - Universidade de Lisboa
 Edmar Mendes da Silva ISCSP - Universidade de Lisboa
 João Abreu de Faria Bilhim CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Ricardo João Magro Ramos Pinto CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Susana Antas Fernandes Videira Branco FDUL/Ministério da Justiça
 Tânia Cristina Piazentin Ferreira Mota da Silva Ministério da Justiça
 Joana Cristina Purvis Paixão Campos Carvalho FDUNL
 Ireneu de Oliveira Mendes ISCSP/FDUC
 Amanda Falcão da Silva FDUC
 Maria do Céu Alves Ribeiro Figueiredo Correia FCUL
 Isabel Cristina Gomes Maia Pires ISCSP - Universidade de Lisboa
 Francisco Lázaro Guimarães Silva ISCSP - Universidade de Lisboa
 Helena de Jesus Fernandes Ruivo Bernardes ISCSP - Universidade de Lisboa
 Teresa Paula de Matos Costa Teixeira Lopo Instituto Politécnico de Lisboa
 Marcella Purcaru FDUC
 Débora Lopes Gonçalves ISCSP - Universidade de Lisboa
 Zinga Daniela Joaquim Novais ISCSP - Universidade de Lisboa
 Sandra Patrícia Marques Pereira ISCSP - Universidade de Lisboa
 Nádia Sofia Lucas Marques Faculdade de Direito - Universidade de Coimbra
 Ana Teresa Nogueira Jeremias ISCSP - Universidade de Lisboa
 Maria João Vergueiro Novartis Oncology Portugal
 Ivone Carla de Matos e Dias Ferreira Hospital Garcia de Orta, EPE

 

Parceiros e consultores

Nome do Investigador Filiação Institucional
 Tomas de Aquino Guimarães Universidade de Brasília - UNB
 Luiz Akutsu Universidade de Brasília - UNB
 Adalmir de Oliveira Gomes Universidade de Brasília - UNB

 

Instituições parceiras

País Entidade Parceira
 Portugal Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
 Portugal Direção-Geral da Política de Justiça, Mistério da Justiça
 Brasil Universidade de Brasília

 

Resumo do Projeto

O projeto tem como objetivo o estudo de 5 componentes chave da administração pública em Portugal:

  •     Satisfação, Lealdade e Envolvimento dos Colaboradores
  •     Satisfação dos Cidadãos/Utentes
  •     Análise Estatística da Administração Pública
  •     Avaliação de Desempenho da Administração Pública
  •     Comparação Internacional de Indicadores de Desempenho da Administração Pública

Dando resposta à parceria internacional estabelecida com a Universidade de Brasília, tem ainda como objetivos o estudo, numa perspetiva internacional comparada, dos seguintes temas:

  •     Gestão de Pessoas em Organizações Públicas
  •     Governança e Desempenho em Organizações Públicas
  •     Inovação em Organizações da Administração Pública


Por fim, e no âmbito do protocolo celebrado entre o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e a Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça, o projeto tem como objetivo dar resposta técnica e científica no âmbito da parceria estabelecida, incluindo a produção da documentação técnica e científica associada (relatórios técnicos e artigos científicos em revistas especializadas).

 


 

Prof. Doutor Pedro Correia - Investigador Responsável

Doutor em Ciências Sociais na Especialidade de Administração Pública pela Universidade Técnica de Lisboa; Licenciado em Estatística e Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa; Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Coordenador do Observatório Nacional de Administração Pública, ISCSP-ULisboa; Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP-ULisboa; Investigador colaborador no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, ISCSP-ULisboa; Colaborador estrangeiro do Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça, Universidade de Brasília; Consultor da Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça de Portugal.

 

Doutor Bruno Garcia

Doutor em Ciências Sociais na Especialidade de Comportamento Organizacional na Universidade de Lisboa; Licenciado em Estatística e Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa; Investigador no Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP-ULisboa.

 

Prof. Doutor João Catarino

Doutor em Ciências Sociais na Especialidade de Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Mestre em Ciência Política pela Universidade Técnica de Lisboa; Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP-ULisboa. Membro da Comissão de Implementação do IVA em Portugal (1986), da Comissão de Reforma da Tributação do Património (2002/2004) e da Comissão de Reforma do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (2014). Investigador do Centro de Estudos Fiscais do Ministério das Finanças de Portugal.

 

Prof. Doutor João Bilhim

Doutor em Ciências Sociais na Especialidade de Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa; Mestre em Ciências Antropológicas pela Universidade Técnica de Lisboa; Licenciado em Ciências Antropológicas e Etnológicas pela Universidade Técnica de Lisboa; Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2005/2012); Presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) (2012/2016); Investigador integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP).

 

Prof. Doutor Ricardo Ramos Pinto

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL); Licenciado em Engenharia Química pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL); Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa); Investigador no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), ISCSP-ULisboa; Vice-Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa).


 

Publicações

  • Correia, Pedro e Dias, Mariana (2018), O poder detido pelos dirigentes máximos das organizações: evidências estatísticas de homogeneidade ao nível das perceções, em função da idade e antiguidade dos trabalhadores, em Portugal, Pensamiento Americano, Vol. 11, 20, p.80-92.
  • Correia, Pedro; Purcaru, Marcella; da Silva, Amanda Falcão (2018), Biodireito Constitucional Património da Humanidade: O Espaço Extra-Atmosférico, a lua e demais corpos celestes, Revista de Direito Constitucional e Internacional, v.107.
  • Correia, Pedro Miguel Alves Ribeiro; Jeremias, Ana Teresa Nogueira; Camocho, Vitor Manuel dos Santos (2018), Contribution to the validation of the conceptual model of the global satisfaction of the users in the Portuguese military health services, Public Health Journal, 7(3):160‒167.
  • Catarino, João M. R; Soares, Ricardo M. e; Correia, Pedro M. A. R. 2017. "Ensaio sobre a Reestruturação do Sistema de Tributação Indireta: Análise Socioeconómica sobre as Vantagens e Inconvenientes da Adoção de um Modelo de Taxa Única em Portugal", Trabajo y Sociedad, 28: 109 - 124.
  • Correia, Pedro M. A. R; Catarino, João M. R. 2016. "Ingreso Bruto Tributable del IVA: Evidencia de Diferenciación de los Municipios de la Costa Portuguesa", Revista del CLAD Reforma y Democracia, 64: 225 - 246. JCR® factor de impacto (2013): 0.070
  • Correia, Pedro M. A. R; Moreira, Maria F. R. 2016. "Redes Sociais, Novos Media e SRSs", ALCEU: Revista de Comunicação, Cultura e Política 16, 32: 183 - 192.
  • Bilhim, João A. F; Correia, Pedro M. A. R. 2016. "Diferenças nas Perceções dos Valores Organizacionais dos Candidatos a Cargos de Direção Superior na Administração Central do Estado", Sociologia, 31: 81 - 105.
  • Catarino, João M. R; Soares, Ricardo M. e; Correia, Pedro M. A. R. 2016. "Regime de Regressividade na Tributação Geral sobre o Consumo: Uma Proposta para a sua Atenuação", Scientia Ivridica 65, 340: 79 - 90.
  • Correia, Pedro M. A. R; Jesus, Inês O. A.. 2016. "O Direito Processual Tributário Português: Complexidade e Falta de Clareza de Articulação do Uso dos Meios Processuais", Revista Tributária e de Finanças Públicas 24, 127: 315 - 328.
  • Catarino, João M. R; Correia, Pedro M. A. R. 2016. "Receitas Fiscais e Tributação Geral sobre o Consumo em Portugal: Um Estudo sobre Eventuais Assimetrias do Comportamento dos Sujeitos Passivos do Imposto no Final da Primeira Década do Século XXI", Revista da FAE 19, 1: 6 - 17.
  • Correia, Pedro M. A. R; Jesus, Inês O. A.. 2016. "Combate às Transferências Bancárias Ilegítimas pela Internet no Direito Português: Entre as Experiências Domésticas e Políticas Globais Concertadas", Revista Direito GV 12, 2: 542 - 563. doi: 10.1590/2317-6172201622
  • Correia, Pedro M. A. R; Carrapato, Pedro M. C; Bilhim, João A. F. 2016. "Administração Hospitalar em Portugal: Relação entre Antiguidade e Envolvimento Laboral, e Implicações para o Risco de Saída", Jornal Brasileiro de Economia da Saúde 8, 2: 73 - 79. doi: 10.21115/JBES.v8.n2.p73-79
  • Correia, Pedro M. A. R; Silva, Edmar M.; Bilhim, João A. F. 2016. "O Princípio da Legalidade sobre a Perspetiva da Administração Pública: Uma Análise Comparativa da Doutrina e Jurisprudência Portuguesa e Brasileira", Lex Humana 8, 1: 98 - 117.
  • Correia, Pedro M. A. R; Branco, Susana A. F. V. 2016. "Troika’s Portuguese Ministry of Justice Experiment, Part II: Continued Positive Results for Civil Enforcement Actions in Troika's Aftermath", International Journal for Court Administration 8, 1: 20 - 31. doi: 10.18352/ijca.215
  • Correia, Pedro M. A. R; Santos, Susana I. S; Bilhim, João A. F. 2016. "Clusters de Percepções sobre Cibersegurança e Cibercriminalidade em Portugal e as suas Implicações para a Implementação de Políticas Públicas nesse Domínio", Revista da FAE 19, 2: 22 - 37.
  • Correia, Pedro M. A. R; Moreira, Maria F. R. 2016. "Ministério da Justiça Versão 2.0: Sobre a Sociedade de Informação, os New Media e o Ministério da Justiça em Portugal", Lex Humana 8, 2: 97 - 119.
  • Carreira, Joaquim; Monteiro, Dora; Santos, Nádia; Carrapato, Pedro M. C; Almeida, Edgar; Correia, Pedro M. A. R. 2016. "O Impacto do Método de Tratamento nas Intercorrências Intradialíticas e Níveis Séricos de Hemoglobina, Cálcio e Albumina da Pessoa com Doença Renal Crónica", Journal of Aging & Innovation 5, 3: 22 - 33.
  • Correia, Pedro M. A. R; Garcia, Bruno C. 2015. "Administração Hospitalar em Portugal: Evidências Estatísticas de Igualdade Homem-Mulher nas Percepções sobre os Sistemas de Avaliação de Desempenho", Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero 6, 1: 127 - 139. doi: 10.5212/Rlagg.v.6.i1.0009
  • Correia, Pedro M. A. R; Branco, Susana A. F. V. 2015. "Troika’s Portuguese Ministry of Justice Experiment: An Empirical Study on the Success Story of the Civil Enforcement Actions", International Journal for Court Administration 7, 1: 37 - 50. doi: 10.18352/ijca.180
  • Correia, Pedro M. A. R; Bilhim, João A. F. 2014. "A Antiguidade na Organização e a Satisfação Laboral dos Colaboradores do Ministério da Justiça em Portugal: Evidências de uma Relação em Forma de L e não em Forma de U", Revista de Economia e Administração 13, 2: 159 - 177. doi: 10.11132/rea.2014.872
  • Branco, Susana A. F. V; Carvalho, Joana C. P. P. C; Silva, Tânia C. P. F. M; Correia, Pedro M. A. R. 2014. "A Avaliação do Regime Jurídico da Litigância de Má-Fé em Portugal", Revista Direito GV 10, 1: 347 - 364. doi: 10.1590/S1808-24322014000100014
  • Correia, Pedro M. A. R; Jesus, Inês O. A.. 2014. "O Princípio do Nível de Proteção Mais Elevado: Análise do Artigo 53 da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia à Luz do Acórdão Melloni", Estudios Constitucionales 12, 2: 275 - 300. doi: 10.4067/S0718-52002014000200009
  • Correia, Pedro M. A. R; Jesus, Inês O. A.. 2013. "O Lugar do Conceito de Privacidade numa Sociedade Cada Vez Mais Orwelliana", Direito, Estado e Sociedade, 43: 135 - 161. doi: 10.17808/des.43.372