Global Arctic Project Portugal

Data de início e de término
2014 - Em curso

Investigador Responsável
Prof. Doutora Sandra Balão

Equipa de Investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
 Sandra Balão CAPP/ISCSP
 Lassi Heininen
University of Lapland
 Mathias Finger
École polytechnique fédérale de Lausanne
 Mário Rodrigues Pontes
CAPP/ISCSP
 Carolina Silva CAPP/ISCSP
 Valter Cláudio CAPP/ISCSP

Resumo do Projeto

O projeto GlobalArctic procura fomentar uma perspetiva compreensiva e transdisciplinar sobre o Ártico, envolvendo a sua contextualização global ao nível ecológico, cultural, económico, geopolítico e social. Por um lado, o projeto pretende compreender as dinâmicas desta região, crescentemente envolta nas alterações globais como parte da economia de recursos e transportes mundiais. Por outro lado, o Ártico é já atualmente um agente-chave para as mudanças globais, ao tornar-se o local de onde poderão emergir mudanças paradigmáticas tanto para a governação global como ao nível da segurança.

Consequentemente, o GlobalArctic pretende constituir-se como um projeto de investigação internacional e interdisciplinar, bem como um centro internacional de excelência no Ártico global. Conta, para isso, com a parceria de vários Estados e regiões no Ártico e por todo o hemisfério norte.

Este é um projeto desenvolvido em várias linhas:

1. A Região do Ártico e os Desafios da Segurança na CPLP - O Norte e o Sul do Atlântico em Comparação
  2. Poder, Políticas Públicas e Alterações Climáticas