Global Leadership Project - "Perfil do país: Portugal"

Título do Projeto:
Global Leadership Project - "Perfil do país: Portugal"

Data de início e de término
2010 - Permanente

Investigador Responsável:
Isabel David

Equipa de Investigação:

Nome do Investigador Filiação Institucional
John Gerring Boston University
Erzen Oncel Boston University
Philip Keefer The World Bank
Kevin Morrison University of Pittsburgh
Isabel David CAPP/ IO /ISCSP

Entidades Financiadoras:

Entidade Filiação Institucional
Kirk Radke Boston University
The Clinton Global Initiative --
World Bank --
The Frederick S. Pardee Center Boston University
Cornell University --

Website: http://globalleadershipproject.org

Resumo do Projecto:

O Projeto de Liderança Global (GLP) fornece dados sobre os líderes do governo em todo o mundo - incluindo legisladores, membros do Poder Executivo, membros do judiciário e outros tomadores de decisão, cujo poder pode ser formal ou informal. A base de dados abrange actualmente 160 países e acabará por incluir praticamente todos os países consideráveis no mundo.
O projeto lança uma luz sobre os problemas de governança através da recolha de informações sobre os atributos dos líderes por todo o mundo, registado no nível individual. Líderes (elites) incluem legisladores, membros do Poder Executivo, membros do judiciário e outros tomadores de decisão, cujo poder pode ser formal ou informal. Os dados, recolhidos por meio de um extenso questionário, irão abranger todos os países consideráveis no mundo - um total de 170 países soberanos e estados-nação semi-soberanos na atualidade.

Quando concluído, o conjunto de dados irá abranger cerca de 40 mil líderes, sendo cada um dos quais codificado ao longo de 32 parâmetros, produzindo aproximadamente 1,3 milhões de células da matriz.
GLP é o único conjunto completo de dados que contém informações sobre o nível individual de elites políticas em todo o mundo. É provável que sirva como um recurso fundamental para os orgãos de decisão, investigadores e cidadãos, uma vez que fornece a base para comparações precisas de dentro dos países, entre os países e entre as regiões. (Eventualmente, se o projecto continuar, irá também permitir comparações ao longo do tempo.)
Nesta proposta discutimos a motivação para a liderança global, os elementos centrais do projeto, o seu estado atual e o desenvolvimento futuro.