Os determinantes do nível ótimo de proteção social numa economia estocástica em tempo contínuo

Data de início e término
2018 a 2019

Investigador Responsável
Prof. Doutor Pedro G. Rodrigues

Equipa de Investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
 Pedro G. Rodrigues
CAPP/ISCSP, Universidade de Lisboa
 João Amador
Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa

Resumo do Projeto

Neste projeto, analisamos os principais elementos que sustentam a escolha em termos de proteção social, num contexto de crescimento económico endógeno, estocástico e em tempo contínuo. Modelizamos a proteção social como um seguro público contra choques que afetam o rácio de dependência do agregado familiar representativo, tais como a doença, a invalidez, o desemprego ou a variação no número de crianças e de idosos. Este projeto tem como objetivo informar sobre os determinantes do nível ótimo de proteção social. Dificuldades com a calibração e a disponibilidade de dados ditarão a que países da OCDE será aplicado.