Alimentação e Estilos de Vida

Portugal Universidade Aberta
Brasil Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo do Projecto:

A alimentação é um fenómeno cultural que responde à necessidade biológica com valores e rituais. É um fenómeno social que reflecte a estrutura da sociedade. Na sociedade contemporânea, a alimentação é configurada como fenómeno de saúde e sujeita a normas médicas de domesticação dos corpos no sentido do ‘saudável’. Tem-se assistido a mudança nas concepções de alimentação em relação com uma maior responsabilidade individual e familiar pelo ‘saudável’, mas as práticas evidenciam a resistência à mudança de gostos e de comportamentos recomendados medicamente como ‘o saudável’.
A pesquisa dirige-se à compreensão da teia de relações de influências múltiplas entre as práticas alimentares e as condições de vida objectivas e subjectivas. O método é qualitativo, usando nomeadamente as técnicas de grupo focal e de entrevista. O projecto desenvolve-se em várias etapas, cada uma aprofundando e estendendo a novos grupos, aa análise dos dados da anterior. Numa primeira fase, pelo método de grupos focais com mães/pais de crianças em escolaridade básica, procura perceber as práticas alimentares das crianças no contexto da vida familiar e das condições de vida económicas, sociais e culturais da família, tendo em conta o género (da criança e do/a progenitor/a entrevistado/a).