Consumo sustentável, Poupança e Literacia Financeira

Título do Projeto
Consumo sustentável, Poupança e Literacia Financeira

Data de início e de término do Projeto
2011 - Permanente

Investigador responsável
Professora Doutora Raquel Barbosa Ribeiro, ISCSP-ULisboa

Equipa de investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
Carlos Pires CAPP/ISCSP
Caterina Foà CAPP/ISCSP
Diana Quintino CAPP/ISCSP
Filipa Frazão CAPP/ISCSP
Joana Lourenço CAPP/ISCSP
Guilherme Romano ISCSP
Raquel Barbosa Ribeiro CAPP/ISCSP

Instituição Proponente:
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)

Site do projecto:

Resumo do Projeto

Em contexto de mudança social, o consumo sustentável merece uma atenção crescente, interessando compreender como é desenvolvido desde a infância. Participando, com grande influência, no processo de socialização, as organizações públicas e privadas desenvolvem esforços crescentes de comunicação dirigida a crianças, cujas consequências importará discutir.
Embora a questão ambiental tenha vindo a ser central no entendimento do consumo sustentável, o debate sobre níveis disfuncionais de gasto, dívida e incumprimento financeiro, com consequências complexas e amplas para as sociedades e os Estados, remete para a importância do consumo financeiramente sustentável: “a tentativa de manter gastos controlados, garantir a poupança e evitar o incumprimento financeiro” ( Ribeiro et al., 2013). Acredita-se que o consumo financeiramente sustentável é suportado pela literacia financeira e pela competência (capability) financeira. Nota-se o crescimento de iniciativas de educação para o consumo, de literacia financeira e de inovações sociais, que têm como objectivo fomentar o equilíbrio financeiro dos particulares e especialmente a poupança. Contudo, grande parte da população continua pouco informada para fazer escolhas financeiras ou avaliar produtos financeiros complexos e, até à data, há muito pouca evidência rigorosa sobre o impacto da educação financeira.
Este projecto tem como objectivos:

1. Compreender como são formadas as representações do consumo financeiramente sustentável e da poupança pelos consumidores.
  2. Estudar a influência mediática no consumo financeiramente sustentável e na poupança.
  3. Inventariar e caracterizar os programas de educação para o consumo públicos e privados em Portugal.
  4. Comparar os programas de educação para o consumo nacionais e estrangeiros.
  5. Fazer o enquadramento legal da educação para o consumo em Portugal e no estrangeiro.
  6. Avaliar os programas de educação para o consumo.