Escol@.come

Data de início e de término
Março de 2018 a Dezembro de 2020

Investigadora Responsável
Ana Paula Fernandes

Equipa de Investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
 Ana Paula Fernandes
CAPP/ISCSP e Universidade Aberta
 Jaime Fonseca
CAPP/ISCSP
 Vitor Dauphinet
Colaborador da Universidade Aberta

Consultores

Consultor Filiação Institucional
 James Cashmore
Soil Association, University of West England

Instituições Parceiras

Universidade Aberta

Resumo do Projeto

A escola é reconhecidamente um local estratégico na promoção da saúde e prevenção da doença. Face a esta realidade, em Portugal, as autoridades de saúde em articulação com as entidades responsáveis pela educação, têm vindo a desenvolver diversas recomendações e orientações com vista a tornar a escola num espaço promotor de uma alimentação saudável. Apesar destes esforços, a escola tem evoluído pouco nesta missão, motivo pelo qual a sua oferta alimentar é motivo de críticas, bem como se verifica uma fraca literacia alimentar entre os alunos, encarregados de educação e restante comunidade educativa.

O projeto Escol@.Come tem por objetivo usar a estratégia criada em 2013 pelo Ministério de Educação do Reino Unido denominada “The School Food Plan”. Esta abordagem enfatiza o papel central da figura do professor e da sua capacitação, na transformação do comportamento alimentar dos alunos e da escola enquanto espaço promotor de hábitos alimentares saudáveis. O Escol@.Come será implementado através das tecnologias de informação e comunicação, fazendo para o efeito uso da plataforma de e-learning da Universidade Aberta e do seu Modelo Pedagógico Virtual.