Habitação e Estado Social

Título do Projeto:
Habitação e Estado Social

Data de início e de término
2014 a 2018

Investigador Responsável:
Prof. Doutora Romana Xerez

Equipa de Investigação:

Nome do Investigador Filiação Institucional
Alexandre Adôa CAPP/ Câmara Municipal de Setúbal
Jaime Fonseca CAPP/ISCSP
Romana Xerez CAPP/ISCSP

Instituições Parceiras:

País Entidade Parceira
Portugal Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Alemanha
Universidade de Goerlitz

Resumo do Projecto:

Qual é a importância da habitação para a análise comparada do Estado Social numa época de mudança e pós-crise? A desregulamentação do mercado de habitação, a redução da habitação social, o aumento dos proprietários de habitação e o fim do boom imobiliário, transformaram o papel da habitação no Estado Social: deixou de ser um pilar forte para se tornar um pilar fraco. A crise do subprime deu origem ao aumento sem precedente de novos riscos sociais. Depois da crise de 2008, os países do Sul da Europa têm vindo a enfrentar problemas financeiros e cumprindo um programa de austeridade elaborado pela Troika com enormes consequências sobre o Estado Social. Este projeto tem como objetivo analisar, numa perspectiva comparada, a resposta do Estado a novos riscos sociais e necessidades de habitação.

Os objetivos são:

• Colaborar no desenvolvimento da rede nacional e internacional de pesquisa sobre a política social;
  • Colaborar no desenvolvimento da rede nacional e internacional de pesquisa sobre os sistemas de habitação e habitação social;
  • Investigar os Sistemas Financeiros da Habitação dos países do Sul da Europa, numa perspetiva comparativa;
  • Desenvolvimento da compreensão sobre qual é o papel da habitação no Estado Social, depois da crise de 2008;
  • Analisar a importância dos novos riscos sociais na reforma do Estado Social;
  • Avaliar o efeito de novos residentes estrangeiros no mercado da habitação em Portugal.