Habitação Própria em Portugal numa Perspetiva Intergeracional

Data de início e término
Janeiro a Junho de 2019

Investigador Responsável
Profª. Doutora Romana Xerez

Equipa de Investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
 Romana Xerez
CAPP/ISCSP, Universidade de Lisboa
 Elvira Pereira
CAPP/ISCSP, Universidade de Lisboa
 Francielli Dalprá Cardoso ISCSP

Resumo do Projeto

O acesso à habitação é um dos elementos mais importantes de transformação das sociedades contemporâneas. O crescimento do número de proprietários de habitação, a partir da década de 80 do século XX, tornou Portugal num dos exemplos de “sociedade de casa própria”. O acesso à habitação própria tem sido analisado como fonte de mobilidade social e acumulação de riqueza, especialmente no período da velhice, sendo também, um elemento importante na análise das despesas públicas dos sistemas de pensões. As gerações mais recentes, que nasceram entre os anos 80 e 90 do século XX, têm enfrentado inúmeras mudanças e dificuldades no acesso à habitação. Este grupo é designado, em muitos países, “geração arrendamento”, porque, ao contrário das gerações anteriores, não consegue aceder à habitação própria. Portugal apresenta, de acordo com o Eurostat, um dos valores mais elevados de jovens a viver em casa dos pais, situação que se tem agravado na última década. As recentes transformações na habitação em Portugal, em termos de acesso ao crédito, mercado de arrendamento, crescimento acentuado do preço da habitação e aumento da sobrecarga das despesas com habitação, revelam um conjunto de riscos sociais e desigualdades com implicações para diferentes gerações. Neste enquadramento, o projeto tem como objetivos:

1. Analisar a evolução da habitação própria entre diferentes gerações em Portugal e identificar as principais causas desta evolução.
  2. Identificar os principais riscos sociais e desigualdades da situação atual do acesso à habitação.
  3. Identificar as principais implicações dos riscos sociais e desigualdades de acesso à habitação.