Novas Políticas Públicas em Educação e Emprego no seio da CPLP

Título do Projeto:
Novas Políticas Públicas em Educação e Emprego no seio da CPLP

Data de início e de término
2014 a 2018

Investigador Responsável:
Prof. Doutor Jaime Fonseca

Equipa de Investigação:

Nome do Investigador Filiação Institucional
Jaime Fonseca CAPP/ISCSP
Rosária Ramos
CAPP/ISCSP

Instituições Parceiras:

País Entidade Parceira
Portugal Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Resumo do Projecto:

As sociedades contemporâneas têm vindo a ser sujeitas a mudanças sociais profundas, nas últimas décadas. Com efeito, no domínio da educação, a escola depara-se hoje com novas exigências e desafios simultaneamente causa e consequência das profundas transformações societais. No entanto, apesar da evolução e elevação dos níveis de escolaridade da população portuguesa, continuam a observar-se, por um lado, dificuldades dos estudantes portugueses na aprendizagem da Matemática e da língua materna, traduzido nos baixos resultados alcançados nos resultados do PISA e nos exames nacionais. Esse tem sido um problema que as atuais políticas públicas de educação não lograram ainda solucionar. Neste contexto, pretendemos analisar o complexo fenómeno da aprendizagem e do ensino da Matemática e do Português, em Portugal especificamente e, de forma comparada, nos países da CPLP. Por outro lado, a atual recessão económica agravou os problemas de transição dos jovens para a vida activa e isso levou organizações internacionais, como OCDE, OIT e UE, a determinarem os problemas de emprego juvenil como prioridade nas políticas públicas de emprego, especialmente na Europa. A problemática da transição do ensino para a vida ativa tem vindo a incidir com especial interesse, no estudo dos percursos de transição. Assumimos, neste projeto, uma perspetiva integrada dos percursos do ensino e dos percursos de transição para a vida ativa. Sobre esta segunda vertente, pretendemos identificar os principais fatores que influenciam esse processo de transição, de diplomados por diferentes contextos escolares, e caracterizar os respetivos percursos de transição para a vida ativa.

Os objetivos são:

• Ensino e aprendizagem da Matemática e do Português, no seio da CPLP:
    - Identificar os fatores que desencadeiam nos estudantes atitudes, positivas ou negativas, face ao ensino e aprendizagem da Matemática e do Português.
    - Investigar a possível relação entre os desempenhos a Português e os desempenhos a Matemática.
    - Perceber o que deve ser alterado para reduzir/diminuir o desenvolvimento de atitudes negativas dos estudantes na aprendizagem destes dois domínios.
  • Transição do Ensino para a Vida Ativa:
     - Identificar os fatores que determinam o ajustamento mútuo entre os candidato a emprego (estagiário, por exemplo) e os empresários.
    - Investigar que relação existe entre os fatores que influenciam o desenvolvimento de atitudes positivas/negativas face ao ensino e aprendizagem da Matemática e do Português e os seus posteriores percursos de transição para a vida ativa.