Professores com deficiência em Portugal: caracterização, representações e práticas

Título do Projeto

Data de início e de término do Projeto
Junho a Dezembro de 2016

Investigador responsável
Professora Doutora Paula Campos Pinto

Equipa de investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
Alice Trindade CAPP/ISCSP/ULisboa
Albino Cunha ISCSP/ULisboa
Leonor Borges UALG
Patrícia Neca ODDH, ISCSP, ULisboa

Parceiros e Consultores:

Nome Afiliação institucional
Fernando Serra ISCSP, ULisboa
Parceria - Fenprof

Resumo do Projeto

O conceito de escola inclusiva foi introduzido na legislação portuguesa em 2008 pelo Decreto-Lei 3/2008, com o objectivo de acolher e reter na escola grupos tradicionalmente excluídos (ex. estudantes com deficiência). Porém, numa perspectiva de direitos humanos, a concretização prática da escola inclusiva implica o respeito pela diversidade humana na comunidade escolar no seu todo, como de resto a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência preconiza (artº. 24.4). Neste sentido, este estudo exploratório propõe-se colmatar lacunas no conhecimento sobre a situação dos professores com deficiência nas escolas, os tipos de barreiras e desafios que enfrentam na sua prática profissional, e as representações existentes sobre esses professores. Assim, este projecto de investigação envolverá:

1. Um estudo quantitativo, por questionário, de caracterização dos professores com deficiência em Portugal;
  2. Um estudo exploratório, qualitativo, sobre as trajectórias dos professores com deficiência, procurando perceber factores de (in)sucesso, e por fim,
  3. Um estudo qualitativo, sobre as representações e práticas da comunidade escolar sobre os professores com deficiência, em específico: (i) dos professores sem deficiência, (ii) dos alunos com e sem deficiência, (iii) dos directores das escolas.

A recolha e análise desta informação é fundamental para permitir identificar obstáculos, facilitadores e boas práticas no que respeita à inclusão dos professores com deficiência e a sua relação com a escola inclusiva.