Consumo cultural e comunicação mediática: intersecção entre a comunicação mediática, os indivíduos e as marcas

Título do projecto
Consumo cultural e comunicação mediática: intersecção entre a comunicação mediática, os indivíduos e as marcas

Data de início e de Término
2011 a 2016

Investigador(a) Responsável
Prof. Doutora Paula Cordeiro


Equipa de investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
Paula Cordeiro CAPP/ISCSP
Inês Bettencourt da Câmara ISCSP
António Mendes ISCSP/IADE
Tiago Mourão ISCSP
Sofia Lameira ISCSP


Parceiros:

País Entidade Parceira
Portugal Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

 

Resumo do Projecto:

O principal objectivo e características deste projecto relacionam-se essencialmente com a comunicação mediática e as indústrias criativas, focando a caracterização dos principais sectores de actividade e a sua contribuição para a economia criativa em interacção com a tecnologia. Através da análise das estruturas organizacionais contemporâneas, modelos de negócio, rotinas e práticas profissionais iráestudar-se a economia e gestão dos meios de comunicação social. Neste campo de pesquisa, as estratégias de marketing dos media (especialmente media branding) serão observadas, numa perspectiva da profissionalização dos meios de comunicação social e a influência da tecnologia nestes processos. Por esta razão, conteúdos, formatos, géneros, meios e plataformas interactivas também são objecto de análise, estudando a comunicação social em relação às marcas, enquanto estruturas fundamentais de financiamento da comunicação social, procurando compreender os modelos de negócio contemporâneos e o desenvolvimento de formatos inovadores de formatos de media em relação às marcas e ao consumo. Os principais objectivos incluem a avaliação da contribuição das organizações mediévicas para a cidadania, num quadro de análise do consumo; o conteúdo gerado pelos utilizadores (UGC) como uma forma emergente de estratégia de gestão de conteúdos na comunicação social, a par da influência que as marcas tentam, hoje, ter, junto dos utilizadores, para criar conteúdo (branded content). Finalmente, analisar as indústrias criativas na convergência da economia, diversidade cultural e tecnologia.

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